Treino funcional ou ginástica funcional, com certeza você já ouviu falar sobre isso. Se quiser suar bastante e queimar muitas calorias essa é uma ótima escolha. A academia é a melhor opção para esse tipo de treinamento. Entretanto, também dá para fazer o treino em casa. Então, nesse post vamos mostrar como montar o Kit Funcional. Dessa forma, você poderá se exercitar em qualquer lugar. Confira!
Um bom treino funcional é aquele que trabalha com os padrões de movimentos naturais. Então, o treino tem como principais pilares:
- Postura
- Fortalecimento
- Resistência
- Flexibilidade
A ginástica traz todos esses aspectos a fim de promover um melhor funcionamento dos movimentos naturais do corpo. Com o desgaste do dia à dia, má postura ou repetição de movimentos, o corpo manifesta dores, fadiga, mal estar. Então, o exercício funcional atua justamente para melhorar os movimentos. Sendo assim, há por consequência uma melhoria da qualidade de vida.
Por isso, trabalhar os movimentos, a partir desses aspectos é algo super importante para o bem estar. Dessa forma, com o programa de treino ideal, o condicionamento físico se mantem ótimo! Então, você evitará muitas dores. Também se sentirá muito melhor, ao realizar atividades simples, como erguer algo pesado.
O que é Treinamento Funcional?
Esse tipo de treino se originou na fisioterapia. A realização dos movimentos tinha o objetivo de promover a reabilitação. Dessa forma, pessoas lesionadas recuperavam a capacidade, para exercer os movimentos físicos cotidianos com naturalidade.
Posteriormente, o exercício ganhou popularidade, também entre as pessoas que buscam aprimorar o condicionamento físico. Além disso, esse treinamento também contribui muito para o emagrecimento.
O ponto inicial do treino funcional é fortalecer a região do core. Afinal, ela é responsável pelo bom condicionamento das outras partes do corpo. Isso porque ela é a região central que compreende abdômen, lombar e também pelve.
Então, nesses treinos o primeiro objetivo é fortalecer essa região. Uma vez que ela estabiliza todo corpo. Depois, trabalha-se o fortalecimento e resistência dos membros superiores e inferiores. Por isso, o programa de treinos é tão completo e eficiente.
Além disso, o treinamento prioriza o aprimoramento dos movimentos presentes nas atividades do dia à dia.
Treino Funcional em Casa
Por conta de sua intensidade, o ideal é realizar o treino funcional nas academias. Porém, com o kit funcional correto e a orientação profissional dá para fazer esse treino em casa! Inclusive, é até um incentivo a mais por ser uma atividade bastante dinâmica.
A principal dica para um bom treino funcional em casa é seguir uma lista de exercícios. Lembre-se de ter acompanhamento médico e também de um profissional de educação física. Dessa forma, será possível desfrutar todos os benefícios do treino funcional. Especialmente, a melhora do condicionamento físico.
Como montar um Kit Funcional?
Então, por conta de seus objetivos, um bom treino funcional só pode ser feito com os acessórios certos. Nesse caso, é necessário compor o kit funcional com os equipamentos que trabalham agilidade, coordenação motora e resistência. Então, os principais itens do Kit Funcional são:
- Cones – (6)
- Escada de Agilidade (1)
- Chapéu chinês (6)
- Corda (1)
- Argolas de agilidade (12)
- Kettlebell (1)
- Medicine Ball (1)
- Bola Suíça (1)
Esses são itens importantes para trabalhar a partir das principais atribuições do treinamento funcional. Além disso, esses acessórios são fundamentais para um treino completo. Entretanto, nem sempre é possível investir em todos os itens. Por isso, os Kits Funcionais prontos são super práticos e ótimas opções também.
Na Yangfit você encontra diversos acessórios para o Treinamento Funcional. Por isso, se você busca um treino completo e que vai melhorar sua disposição, aposte no funcional!
Referência
Novaes J. Condicionamento físico e treino funcional: revisando alguns conceitos e posicionamentos. 4º Simpósio Internacional de Força & Condição Física. Rio de Janeiro. 2014.