para-que-serve-kettlebell
Categories:

Kettlebell – Para que Serve e Quais São os Benefícios!

Esse pequeno e pesado acessório esportivo faz parte dos treinos de musculação, crossfit e também treinamento funcional. O Kettlebell pode assustar a primeira vista. Pois, apesar de pequeno, dependendo do seu nível de treino ele também pode ser muito pesado.

O equipamento super antigo é essencial em diversos treinos. Por causa dos seus benefícios, desde a preparação física  ao fortalecimento muscular. Além disso, ele é super inclusivo! Afinal, existe uma grande variação de pesos, de acordo com cada nível, desde o iniciantes até o avançado.

Incorporar esse acessório incrível e completo em seus treinos é uma boa opção! Então, confira todas as informações mais importantes sobre Kettlebell nesse post!

O que é Kettlebell?

O Kettlebell é um dos equipamentos esportivos mais antigos da história. Ele tinha múltiplas funcionalidades,  especialmente, o preparo físico de atletas e guerreiros na Grécia, desde a antiguidade.

Posteriormente, o equipamento se popularizou na Rússia, por conta de seus muitos benefícios. Então, através de um russo, o Kettlebell se tornou parte dos treinos nos Estados Unidos. Depois, ganhou popularidade em todo mundo.

kettlebell-equipamento-para-crossfit

Esse acessório esportivo se assemelha a uma esfera com uma alça. A parte inferior é plana, o que possibilita que o Kettlebell fique apoiado no chão de forma estável. A alça é justamente o local em que se segura o equipamento, para fazer diversos tipos de movimento.

Além disso, o mais interessante desse acessório, é que assim como as anilhas e halteres ele também tem uma ampla variação de peso. Por isso, do iniciante ao avançado, todos podem acrescentar o Kettlebell em sua rotina de treinos. Entretanto, a orientação de um profissional qualificado é imprescindível.

Para que Serve o Kettlebell?

O acessório é muito versátil! Uma de suas principais finalidades é o fortalecimento muscular, com foco nos glúteos, braços e pernas.

Além do fortalecimento, ele também ajuda a melhorar a postura. Afinal,  para seu manuseio, o corpo deve estar com a postura extremamente correta.

exercicios-com-kettlebell

O equipamento possibilita a combinação de diversos exercícios. O que também melhora a situação cardiorrespiratória e o condicionamento físico.

Se os treinos com Kettlebell se associarem a uma dieta, eles também ajudam com o processo de emagrecimento.

Como Usar o Acessório?

O ideal é usar o equipamento sob a orientação de um profissional de educação física. Isso porque o acessório trabalha diversas partes do corpo. Além disso, exige um esforço físico considerável. Então com orientação, evita-se situações desagradáveis como lesões.

No geral, o Kettlebell faz parte dos treinos compostos sequências de repetições de exercícios. Normalmente, esses exercícios são determinados pelo profissional. Os iniciantes costumam começar com cinco repetições, feitas com pesos mais leves, de duas a três vezes por semana. É super importante iniciar o treino com um aquecimento e terminá-lo com o alongamento, para não se machucar.

kettlebell-iniciante

O Kettlebell serve para exercícios de agachamento, exercícios de impulso e potência, e exercícios de fortalecimento. Entre eles destacamos os três mais comuns:

Swing Kettlebell

Neste exercício, segura-se o kettlebell em pé na frente do corpo, na altura do quadril. Então, há o agachamento com a passada do acessório no vão das pernas. Depois, na subida, fica na ponta dos pés e levanta-se o kettlebell até a altura do peito.

Clean Kettlebell

Nesse exercício, se faz um agachamento combinando um tipo de arremesso curto do kettlebell. No qual se segura acessório na parte inferior com o agachamento. Segura-se o acessório pela alça com as duas mãos e braços esticados para baixo.

Push press

Nesse exercício, segura-se o  acessório apenas por uma das mãos. O movimento consiste em um agachamento completo. No momento em que levanta, impulsiona o Kettlebell para cima com o braço totalmente esticado.

Apesar de simples e bastante antigo, esse equipamento está presente em muitos tipos diferentes de treinos. Isso porque é um grande aliado do fortalecimento muscular e do condicionamento físico. Então, se esses são seus objetivos ao se exercitar, com certeza, incorporar o Kettlebell em seus treinos trará grandes benefícios!

Deixe um comentário