jejum-intermitente
Categories:

Jejum Intermitente – Conheça os Benefícios da Prática

Se você pretende emagrecer, com certeza, já se deparou com diversos métodos milagrosos.  Apesar dessas promessas de emagrecimento rápido serem muito populares, nem sempre elas são eficientes a longo prazo. Entretanto, há pouco tempo atrás o meio científico trouxe a tona o tema do jejum intermitente. Esse tipo de alimentação, na teoria, era funcional para alguns grupos de pessoa. Entretanto, rapidamente o jejum intermitente se popularizou como forma de emagrecimento rápida e eficiente. Nesse post, vamos falar sobre as principais características do jejum, confira!

Fazer jejum é uma prática antiga de nossos antepassados. Afinal, o homem primitivo caçava, comia e repousava. Assim sendo, a rotina alimentar era muito diferente da nossa. Basicamente, eles se alimentavam apenas quando realmente sentiam fome. Por outro lado, a alimentação atual tem um caráter bastante cultural também. Por isso, é comum fazer três ou quatro refeições por dia, em diversas partes do mundo.

jejum-emagrece

Mas, tendo em vista que comer é muito prazeroso e está relacionado também a um momento de interação, nota-se que comer é um hábito também, não apenas necessidade. Então, a proposta de fazer jejum intermitente basicamente se dá a partir de uma grande ruptura de hábito. Não é fácil no início, mas progressivamente também se torna um hábito.

As questões sobre o jejum intermitente são muito amplas. Por isso, nesse post, dividimos algumas das principais dúvidas sobre esse diferente tipo de alimentação.

O que é jejum intermitente?

O jejum intermitente consiste em uma longa pausa em que não se ingere nenhum tipo de alimento. Essa pausa pode ser de algumas horas ou de dias, dependendo de orientação prévia. Existem vários protocolos para a realização desse tipo de jejum.

Todos eles têm em comum o longo período em jejum absoluto de alimentos. Durante essas horas, só pode ingerir água e chá ou café sem açúcar, pois são bebidas de baixa caloria. Nas demais horas, é permitido se alimentar normalmente. Entretanto, se o objetivo é emagrecer, até mesmo nos períodos fora do jejum, é importante escolher alimentos mais saudáveis.

pode-ficar-de-jejum-quantas-horas
Bebidas de baixa caloria fazem parte do período de jejum

Esse é um tipo de dieta bastante restritiva. Por isso, antes de iniciar o jejum, é preciso se consultar com um médico. Dessa forma, ele irá avaliar sua condição. Então, dirá se é possível realizar esse tipo de jejum ou não e qual é o melhor protocolo para você.

Como fazer jejum intermitente?

Há várias formas de fazer esse tipo de jejum. Entretanto, os principais protocolos do jejum intermitente são:

Método 16 por 8

Uma das formas mais populares desse tipo de dieta é o método 16 por 8. Então, durante 16 horas se pratica o jejum alimentar e durante as próximas 8 horas pode comer normalmente. Esse é um método útil para quem pretende incluir o jejum durante as horas de sono. Afinal, basta concentrar boa parte do período de restrição nas horas em que se dorme.

Alimentação 5 por 2

Nesse caso, no lugar do jejum absoluto se pratica uma alimentação com o mínimo de calorias, o número varia de 500 a 600 calorias por dia, em dois dias da semana. Nos outros 5 dias, a dieta fica mais próxima ao normal. Mas para emagrecer é preciso evitar alimentos processados, refrigerantes, alimentos muito calóricos.

Dieta alternada

Essa é uma das formas mais radicais de se praticar o jejum. Nesse caso, em um ou dois dias da semana o jejum absoluto dura 24 horas. A exceção é apenas para bebidas de baixa caloria como água e chás. Nos outros dias da semana, a alimentação é normal.

Para fazer o jejum é fundamental se consultar com um nutrólogo ou nutricionista. Isso porque há algumas contraindicações para a prática dessa dieta. Então, pessoas diabéticas, hipertensas, crianças ou idosos não podem fazer o jejum intermitente. Além disso, é preciso conhecer o estado da sua saúde no momento antes de iniciar qualquer tipo de dieta.

Benefícios do jejum

A maioria das pessoas pratica o jejum para um emagrecimento rápido e eficaz. Apesar desse ser o principal e mais atraente benefício desse tipo de alimentação, há outras vantagens em praticar o jejum. Confira:

  • Diminuição da obesidade
  • Melhoria de inflamações
  • Diminuição na produção de insulina
  • Prevenção de doenças cardíacas
  • Redução do colesterol
  • Evita os riscos do envelhecimento precoce

Jejum intermitente faz mal?

Desde que um médico especializado oriente e acompanhe, o jejum não faz mal. Entretanto, pessoas que praticam esse tipo de alimentação por conta própria correm o risco de desenvolver diversos problemas de saúde. Entre eles, hipoglicemia, desnutrição fraqueza muscular. Além disso, também há algumas alterações, como maior irritabilidade e dificuldade de concentração.

Deixe um comentário