ginastica-laboral
Categories:

Faça Ginástica Laboral e Evite Dores no Home Office

Neste ano, muitas pessoas começaram a trabalhar em home office. Portanto, as atividades já exercidas no escritório passaram a ser feitas em casa. Por isso, muita gente teve que adaptar um ambiente da casa, para poder trabalhar com conforto e tranquilidade. Porém, nem sempre uma cadeira e mesa ergométricas são suficientes para evitar as dores no corpo, por conta das horas e horas sentado, fazendo repetições excessivas, como digitar no computador. Por isso, a ginástica laboral no home office também pode ser uma boa saída para evitar as terríveis dores nas costas, no pescoço, nas mãos e etc.

O que é Ginástica Laboral?

Se você já pratica atividade física com certa regularidade, provavelmente, a ginástica laboral não será um grande diferencial na sua rotina. Ainda assim ela pode contribuir muito durante o expediente. Esse tipo de ginástica é composto por exercícios físicos, que podem ser feitos no posto de trabalho em um curto espaço de tempo.

A ginástica laboral é basicamente formada por uma série de alongamentos focados nas partes do corpo que mais ficam sobrecarregadas durante o trabalho. Isso evita uma série de problemas como dores intensas vindas de movimentos repetitivos ou até mesmo lesões.

Por isso, é muito importante dar uma pausa no expediente para se exercitar, mesmo que seja por poucos minutos. A prática já faz parte da rotina de vários funcionários quando estão nas empresas Porém, também é importante trazer o hábito para o home office, a fim de evitar dores constantes e desconfortos.

Quando Fazer a Ginástica no Home Office?

Se você passa de 7h a 8h sentado, uma boa recomendação é incorporar a ginástica laboral em vários momentos do seu dia. Então, antes mesmo de começar a sua rotina de trabalho já dedique aproximadamente  5  minutos e ginástica laboral para preparação. Ela te ajudará a melhorar a concentração para começar o expediente.

Depois durante o expediente mesmo, você pode fazer uma pausa de 5 a 10 minutinhos para se alongar, levantar da cadeira, aliviar a região do pescoço e das mãos. Dessa forma, você compensa o esforço e sobrecarga dessas regiões e terá mais disposição para trabalhar.

Por fim, quando encerrar o expediente, você também pode incorporar uns 10 minutos de ginástica laboral. Essa sessão final ajudará a aliviar o estresse e irá trazer um relaxamento para o descanso, após a jornada de trabalho.

Exercícios de Ginástica Laboral

Basicamente, a ginástica laboral é composta por exercícios de alongamento com baixa intensidade. Isso porque esses exercícios simples, também precisam se adequar a realidade do trabalho. Então, é preciso conseguir fazê-los com qualquer tipo de roupa e de preferência em seu posto de trabalho mesmo. Veja essa seleção de exercícios usados na ginástica laboral:

Primeiro alongue-se

  • Cruze os dedos e com as palmas da mão voltadas para fora, estique bem os braços, de forma que as costas fiquem arredondadas. Mantenha a posição de 10 a 20 segundos e faça o movimento por duas vezes.
  • Com as mãos da mesma forma, estique os braços acima da cabeça e mantenha a posição de 10 a 15 segundos.
  • Depois dobre os braços  atrás a cabeça, de forma que uma das palmas das mãos fique apoiada em suas costas.  Então, a mão livre irá se apoiar no cotovelo da mão que está apoiada nas costas. Fique na posição por 8 segundos em cada braço.

    Lembre-se de relaxar

  • Faça o movimento de levantar os ombros para a direção das orelhas e gire-os para trás e depois para frente, por cerca de 5 segundos em cada segundo. Faça a repetição por pelo menos 3 vezes.
  • Estique os braços atrás do corpo de forma que uma mão segure o outro braço. Então, alongue bem o pescoço para o mesmo lado da mão que segura o pulso e depois mude o lado. Faça o movimento por 10 segundos em cada lado pelo menos.
  • Encoste as palmas das mãos uma na outra e posicione na frente do corpo com os dedos virados para cima. Fique na posição por 10 segundos. Depois com as palmas das mãos ainda juntas, vire as pontas dos dedos para baixo.
  • Levante o braço esquerdo, vire a mão para a direita, de forma que a palma fique voltada para baixo. Depois mude o lado e a direção e fique na posição por 10 segundos.

    Então, finalize!

  • Cruze a perna direita sobre a esquerda e rotacione o tronco para o lado direito, depois troque o lado, mantenha a posição por 10 segundos em cada lado.
  • Apoie as duas mãos na região lombar e estique todo o tronco com a cabeça direcionada para cima. Fique na posição por 10 segundos.
  • Por fim, posicione as mãos ao lado do corpo e chacoalhe bem toda extensão dos braços até as mãos por 10 segundos.

Você vai gastar aproximadamente de 8 a 10 minutos para realizar toda essa sequência e com certeza terá muito bem estar ao terminá-la.

Benefícios da Ginástica Laboral no Home Office

A ginástica laboral pode trazer uma série de benefícios como alívio do estresse, prevenção de dores, bem estar, mais disposição ao longo do dia.

Mas o principal benefício da ginástica laboral durante o home office é fazer um tipo de transição entre o momento de iniciar, pausar e finalizar o trabalho.

O fato de estar em casa, na maior parte do tempo, pode dificultar um pouco a compreensão entre o horário de trabalho e o horário de descanso.

Por isso, a ginástica laboral também pode ser usada para estabelecer essa transição. Então, ao iniciar o dia já com esse exercício, seu corpo entenderá que está saindo do descanso para a atividade.

Ao finalizar o expediente com a ginástica laboral, você também estabelece uma delimitação entre o momento de atividade, para iniciar o momento de descanso. Por isso, esse tipo de exercício pode trazer ótimos benefícios para quem está trabalhando em casa há muitos dias, mas ainda não conseguiu criar uma rotina muito sólida.

Deixe um comentário