exercicios-e-saude-mental
Categories:

Exercícios e Saúde Mental – Entenda a Relação

Apesar do sedentarismo parecer algo mais “natural” para o corpo, na realidade, nós é preciso se manter em movimento. Diferente de outros animais, os homens não precisam correr (literalmente) atrás de seu alimento. Por isso, é fácil se acostumar com a vida sedentária. Resultado de uma rotina extenuante de trabalho ou outras atividades, que ocupam muito nossa mente, mas nem tanto o corpo. Por disso, infelizmente a saúde mental fica abalada e sofre as consequências. Nesse post vamos contar sobre a relação direta entre exercícios físicos e a saúde mental.

O que é Saúde Mental?

A saúde mental é basicamente um termo relacionado ao bem estar consigo mesmo. Além disso, a relação que se estabelece entre diversos fatores da vida e os sentimentos e sensações.

Então, a saúde mental abalada corresponde a justamente aos momentos, em que se está acometido por sentimentos de tristeza contínuos. Também se soma a isso a ansiedade, os pensamentos depressivos e sentimentos são a sensação de estar para baixo.

Em momentos como o atual, é muito comum que muita gente se encontre nessa situação. Afinal, são muitas mudanças, adaptações e inseguranças para administrar. Em alguns casos, para se manter mentalmente saudável é preciso ter um acompanhamento médico.

Além disso, também é importante mudar seus hábitos e dependendo do nível tomar medicações. Porém, há algumas formas de buscar se manter saudável, não só fisicamente, mas também mentalmente.

Importâncias dos Exercícios para a Mente

Os profissionais da saúde costumam recomendar a prática de atividades físicas para a maioria das pessoas. E isso não se dá meramente por questões estéticas, como emagrecimento.

A atividade física faz muito bem ao nosso corpo. Quimicamente falando, colocar o corpo em movimento resulta na liberação hormonal de endorfina.

Esse hormônio funciona como uma espécie de analgésico para o corpo. Ele combate dores e traz uma sensação de bem estar muito grande, que acompanha o alívio de estresse.

A liberação da endorfina faz toda diferença para quem busca essa sensação de bem estar. Isso é algo fundamental, para quem busca se manter saudável e equilibrado, mesmo em tempos muito difíceis.

Por isso, criar uma rotina incorporando a atividade física como parte essencial também é uma forma de exercer o autocuidado, não só o corpo como também com a mente, o principal.

Além disso, a liberação de endorfina traz outros benefícios excelentes como a melhora do humor, capacidade de concentração e maior disposição. Então, isso pode trazer um impacto extremamente profundo para a qualidade da sua saúde mental.

Para iniciar uma atividade física é preciso ter autorização médica. Por isso, se você busca os benefícios dos exercícios físicos para a sua saúde mental, consulte um médico. Descubra qual tipo de atividade é melhor para você.

Exercícios Para uma Boa Saúde Mental

De forma geral,  pense em se colocar em movimento através de algo que você realmente goste. Outra opção é ter interesse por algo. Isso é primordial para conquistar todos os benefícios. Dessa forma, será mais simples manter sua saúde física e mental equilibrada.

Porém, há alguns tipos de atividades que certamente fazem parte das recomendações médicas. Isso porque elas propõem um desafio, estabelecerem uma rotina, entre outros. Então, selecionamos algumas atividades que podem ser super benéficas para a sua saúde mental, confira:

  • Caminhada ou Corrida
  • Andar de bicicleta
  • Yoga
  • Pilates
  • Musculação
  • Dança

Esses são apenas alguns exemplos de atividades que trabalham com todo corpo.  Algumas exigem mais concentração que outras e trabalham aspectos mais amplos como o Yoga.

Porém, todas elas têm em comum a liberação de endorfina. Consequentemente, a conquista da sensação de bem estar. Por isso, consulte um médico e caso tenha recomendação, incorpore as atividades físicas em sua rotina. Isso será fundamental para manter sua mente saudável em tempos difíceis.

Deixe um comentário