exercios-fisicos-e-hormonios
Categories:

Exercícios físicos e hormônios – Entenda a relação

Muita gente pratica exercícios físicos pensando nos impactos estéticos da prática. Então, muita gente treina, seja para definir músculos ou perder alguns quilos. Entretanto, os benefícios da prática de exercícios vão muito além das mudanças físicas. Isso porque ao realizar atividades físicas, o corpo passa por diversas mudanças. E, com isso há os impactos físicos e também mentais, que transformam o humor e os níveis de bem estar. Por isso, neste post vamos falar sobre a relação entre exercícios físicos e hormônios, confira!

Há alguns hormônios chave que são liberados durante a prática de atividade física. Esses hormônios impactam diretamente os níveis de bem estar, que influenciam nosso humor e estado de espírito. Então, além de fazer bem para o corpo, fazer exercícios com constância também traz benefícios significativos para a mente.

Por isso, é possível notar a diferença em seu humor, naqueles dias em que o estresse está lá em cima. Então, você faz algum exercício. Em seguida, já se sente muito melhor. Essa mudança imediata se dá por conta da liberação desses hormônios que tem ligação direta com nosso bem estar. Então, se você precisa de uma motivação extra para treinar, veja abaixo qual é a relação de exercícios físicos e hormônios:

Exercícios físicos e hormônios – Endorfina

Provavelmente, a endorfina é o nome mais popular quando se fala da relação entre exercícios físicos e hormônios. Isso porque é conhecido que ao malhar, há uma liberação significativa de endorfina. Esse hormônio é aquele que traz uma sensação plena de bem estar e também de recompensa. Sua liberação ocorre quando há prazer na realização de algum tipo de exercício.

Então, ao gostar da prática que se realiza, você também libera endorfina e com isso tem uma maior sensação de relaxamento e até mesmo de alívio. Por isso, é importante escolher um exercício que se gosta de fazer. Dessa forma, se aproveita completamente todos os benefícios da prática. Desde os benefícios corporais, até os benefícios mentais.

Hormônio do crescimento

Outro hormônio super importante que se relaciona com a atividade física é o GH, também conhecido como hormônio do crescimento. Sua maior liberação se dá quando há práticas de atividades físicas mais intensas. Seu principal benefício é a queima de gorduras. Ele trabalha como um agente anabólico e com isso ajuda a queimar as gorduras, contribuindo para o processo de emagrecimento saudável!

Catecolaminas – Adrenalina

A terceira relação mais importante entre atividade física e hormônio é a da liberação da adrenalina. Durante os exercícios, há o aumento da taxa metabólica. Sendo assim, se dá a liberação de ácidos graxos e de glicose no sangue. Dessa forma, a adrenalina é o hormônio liberado durante os exercícios. Assim, há mais vigor e energia para a realização de exercícios mais intensos.

Relação entre exercícios físicos e hormônios

Essas liberações hormonais podem parecer simples, mas na verdade elas são fundamentais tanto para a realização de exercícios, quanto para os benefícios pós atividade física.

Isso porque os hormônios são responsáveis por dar mais energia, contribuir nos processos metabólicos que auxiliam no emagrecimento. E, por último, mas não mais importante, a liberação hormonal também ajudar a desfrutar os benefícios da atividade física de forma mais intensa, especialmente, no que se refere à saúde mental.

Benefícios da relação de exercícios físicos e hormônios

Confira os principais benefícios entre a relação dos exercícios e a liberação de hormônios, confira:

  • Maior sensação de bem estar
  • Mais disposição
  • Mais energia
  • Aceleração metabólica

Esses são apenas alguns dos benefícios dessa relação. Afinal, ao realizar exercícios há um ganho muito grande em diversas áreas da vida: na saúde mental, na saúde física, no corpo e também no humor. Por isso, não perca tempo e incorpore uma rotina de exercícios em sua vida o quanto antes. A lista extensa de benefícios vai fazer valer a pena cada minuto de treino!

Leia também: Atividade física e Covid – Entenda a relação dos dois temas

Deixe um comentário