exercicios-de-yoga-para-costas
Categories:

5 Exercícios de Yoga Para Lombar Se Livre das Dores!

No Brasil, cerca de meio milhão de pessoas se declaram como praticantes de Yoga, de acordo com Associação Brasileira de Yoga. Essa prática é muito mais do que apenas uma atividade física, o Yoga trabalha mente e corpo ao mesmo tempo. Há diversos benefícios em incorporar o Yoga na rotina. Além disso, essa é uma das atividades físicas mais completas que existem. Então, conheça 5 Exercícios de Yoga para Lombar.

Há algumas posturas do Yoga que podem contribuir também para o bem estar e alívio das dores, especialmente, aquelas na região lombar que tanto incomodam.

Hoje em dia, muita gente sente dores nessa região do corpo por motivos diversos. Seja por conta do sedentarismo, por passar horas sentado na mesma posição ou até mesmo por sobrecarga e desgaste. Então, a região lombar da coluna acaba somatizando dores muito intensas.

exercicios-de-yoga

A boa notícia é que você pode ter um alívio muito grande desse desconforto sem ter que recorrer aos remédios. Obviamente, o recomendado é procurar um médico para que ele oriente devidamente qual é o tratamento ideal para melhorar as dores na lombar.

Entretanto, se você já tem permissão médica para prática de exercícios, saiba que essas 5exercícios de Yoga para lombar vão fazer toda diferença para amenizar suas dores na região lombar. Além disso, você vai gastar apenas uns 15 minutos do dia para fazer todos esses movimentos. Confira!

Postura da Esfinge

A primeira postura que pode ser feita para o alívio das dores na região lombar é a postura da esfinge. Como o próprio nome diz, você ficará posicionado como uma esfinge por cerca de 45 segundos. Então, deite com a barriga para baixo apoiada no chão, deixe as pernas estendidas e também apoiadas no chão.

Levante a região do peito, tirando o troco do chão e com os antebraços e palmas da mão completamente apoiados no chão. Mantenha os ombros baixos e a cabeça voltada para frente. Essa postura é incrível, pois ela alonga bem a coluna, melhora a circulação e tira a tensão da região lombar.

Pose de Torção Cruzada

Para realizar essa postura deite-se no chão virado para cima, dobre o joelho direito em direção a mão esquerda e com ela segure o joelho delicadamente forçando ele a se manter no chão.

Enquanto isso, a mão direita fica em postura de braços abertos e a cabeça também fica voltada a essa direção. Depois, inverta o lado fazendo a mesma posição. Essa postura ajuda a alongar bem costa e também traz alívio para a região lombar. Mantenha a postura por 30 segundos de cada lado.

Posição do Gato ou da Vaca

Essa é uma das melhores posturas para quem sofre com as desagradáveis dores na lombar. A postura do gato ou da vaca consiste na combinação de duas posições diferentes. Para realizar a postura, apoie os dois joelhos e as duas palmas da mão no chão, de forma que você fique em quatro apoios com seu corpo formando uma espécie de quadradinho.

Então, volte a cabeça para frente e arredonde as costas de forma que seu abdômen fique bem direcionado para baixo e o bumbum bem empinado. Depois arredonde as costas para cima, de forma que o abdômen fique bem contraído para dentro, as costas arredondadas e a cabeça voltada para baixo. Essa postura trabalha muito com o alongamento e a flexibilidade das costas, trazendo uma alívio rápido das dores.

Posição do Cachorro Olhando Para Baixo 

A postura do cachorro olhando para baixo é bem popular e a maior parte das pessoas que já tiveram contato com o Yoga a conhecem. Mas nem todo mundo sabe que ela também ajuda muito a amenizar as dores na região lombar.

exercicios-de-yoga-para- lombar

Para realizar essa postura, abra os pés na largura do quadril e apoie as duas mão no chão bem à frente do corpo. Os calcanhares e as mãos ficam totalmente apoiados no chão e o corpo fica em um formato de V invertido, lembre-se de manter a cabeça voltada para baixo.

Exercícios de Yoga para Lombar – Postura da Criança

Por fim, outra postura que traz alívio para as dores na coluna lombar é a da postura da criança. Através dessa postura, você encontrará alívio e relaxamento, especialmente para a região sobrecarregada.

Para fazer a postura da criança sente-se sobre os calcanhares leve o corpo para frente de forma que sua testa fique totalmente apoiada no chão. Os braços devem ficar ao lado do corpo em direção aos pés com as palmas da mão para cima. Permaneça na postura por cerca de 45 min e tenha uma sensação maravilhosa de relaxamento.

exercicios-de-yoga-para-costas

Pratique diariamente essas posturas no início ou no final do seu dia e fique bem longe das dores lombares. As posturas ajudam a alongar, relaxar e aliviar a sobrecarga dessa região que origina as dores. Além disso, uma dica é usar um tapete ou um colchonete para que  as posturas fique  ainda mais confortáveis e tragam ainda mais a sensação de alívio das dores.

Deixe um comentário