como-nao-abandonar-exercicios-fisicos
Categories:

Como não abandonar os exercícios físicos?

Normalmente, todo começo de ano é repleto de promessas e metas. E uma das que faz parte da lista da maioria das pessoas é fazer exercícios físicos. Porém, começar a se exercitar pode até ser fácil. O mais complicado é manter a rotina de treinos ao longo dos meses. E, infelizmente, sem essa constância é praticamente impossível chegar aos objetivos desejados. Por isso, neste post trouxemos algumas dicas importantes para não abandonar os exercícios físicos. Confira!

Há quem diga que para manter um hábito é preciso fazer algo por 21 dias. Outras pessoas falam em períodos mais longos. Entretanto, esses métodos não garantem, necessariamente, a determinação necessária para se manter em movimento. 

Fazer atividade física exige comprometimento com você mesmo e compreensão da importância de dedicar alguns minutos da semana para fazer algo pela sua saúde física e mental.

Por isso, antes de programar uma atividade física para incorporar na rotina, é preciso refletir sobre os motivos de se exercitar. Pensar nisso, já pode ser um ótimo gatilho para manter o compromisso. 

Entretanto, há algumas outras dicas mais práticas que podem contribuir para você não abandonar os exercícios físicos. Veja::

Se exercite poucos minutos por dia para não abandonar os exercícios

Um dos grandes segredos na hora de manter a rotina de exercícios é criar metas alcançáveis. Não adianta querer treinar mais do que você pode. Uma das maiores limitações que fazem as pessoas abandonarem os exercícios físicos é justamente o tempo.

Para poder se dedicar aos exercícios por muito tempo, provavelmente, você terá que abrir mão de outras atividades de seu cotidiano. Com o tempo isso pode ser bastante desestimulante. Por isso, o ideal é dedicar apenas poucos minutos por dia para fazer exercícios.

Até mesmo porque distribuir poucos minutos ao longo da semana pode ser mais benéfico do que treinar muitas horas seguidas em um único dia. Então, estabeleça uma meta curta, como treinar 30 minutos por dia. Certamente, será mais fácil cumprir e manter a constância!  

Perceba a sensação de bem estar após a atividade física

Outro ponto positivo, é focar na sensação de bem estar que o exercício traz, assim que você terminar de se exercitar. Ao ter essa percepção consciente, provavelmente, você vai querer se sentir assim novamente.

A sensação de bem estar que a atividade física traz melhora o humor e o sono e diminui o apetite. Ao ter isso bem claro, é muito mais fácil não abandonar os exercícios físicos ao longo do ano. Afinal, todo mundo quer se sentir bem, não é mesmo?

Encontre o melhor lugar para treinar

Para não abandonar os exercícios físicos, é necessário primeiro escolher uma atividade que você ame! Depois, é preciso ter em mente em qual lugar você gosta de se exercitar. Há quem ame ir na academia e seguir uma programação de treinos.

Por outro lado, há quem prefira ir a um parque para correr ou caminhar. E também existem as pessoas que por questões de praticidade preferem fazer atividade física em casa mesmo. Seja por se sentirem mais à vontade ou por ser uma das opções mais econômicas para treinar.

De qualquer forma, tendo alguns acessórios fitness básicos, como as bandas elásticas, já é possível fazer um treino bem completo em casa. O mais importante é estar à vontade com o lugar para treinar. Dessa forma, é mais provável que a constância permanecerá!

Use aplicativos de monitoramento

Por fim, uma boa dica para não abandonar os exercícios físicos é contar com a ajuda de aplicativos de monitoramento de atividade física. Esses apps contribuem para a disciplina e servem também como uma forma de incentivo para se manter na ativa. Muitos deles mandam lembretes para não se esquecer de se exercitar. Além disso, eles criam gráficos de monitoramento da sua evolução ao longo do tempo. 

Apesar de todas as dicas, o mais importante mesmo na hora de não abandonar os exercícios físicos é ter em mente o bem que eles podem fazer para o corpo e para a mente! Esse é com certeza o maior incentivo para não desistir!

Deixe um comentário