disco-de-equilibrio-inflavel
Categories:

Disco de Equilíbrio Inflável – Para que Serve?

O Disco de Equilíbrio Inflável é um acessório incorporado ao mundo fitness por muitos motivos. Esse pequeno disco é utilizado para diversas finalidades. Inclusive, incorporar o disco nos treinos traz muitos benefícios. Entre eles, o fortalecimento muscular, a recuperação pós cirúrgica e a prevenção de lesões.

Por isso, nesse post, vamos falar para que serve o Disco de Equilíbrio Inflável. Inicialmente, já esclarecemos, que assim como o nome diz, um dos aspectos mais importantes desse acessório é trabalhar com o aprimoramento do equilíbrio. Mas veja também outras finalidades do acessório:

disco de equilibrio para que serve
Benefícios do Disco: Consciência Corporal, Equilíbrio e Fortalecimento

Consciência Corporal e Equilíbrio

O disco serve para trabalhar aspectos como consciência corporal ou propriocepção. Isso porque ele propõe certa instabilidade. Então, é necessário desenvolver uma jornada de consciência da relação corporal com o meio para atingir o equilíbrio. Inclusive, nos diversos movimentos se trabalha a consciência, especialmente em busca do equilíbrio. Mas também para outras finalidades, como o fortalecimento muscular.

Melhorar a Postura com Disco de Equilíbrio Inflável

Como dito anteriormente, diferente do solo, o apoio de pés ou outras partes do corpo no disco de equilíbrio inflável propõe uma instabilidade com graus variados. Esse ponto vai depender de quão cheio o disco está. Dessa forma, para executar os movimentos é preciso manter a postura ereta e a força concentrada na região do abdômen. A prática vai melhorando a postura a cada exercício.

Fortalecimento Muscular

O disco auxilia muito em exercícios como a prancha e outros exercícios de fortalecimento do abdômen. Então, ele contribui para aumentar a força muscular. Isso porque esses exercícios ganham um grau de dificuldade mais alto, com o disco de equilíbrio.

Para realizar o exercício de prancha com o disco, fique na posição em que o corpo fique paralelo ao chão e reto, quando o quadril estiver elevado. No lugar de apoiar os antebraços no chão, apoie-os no disco de equilíbrio. Com certeza, isso vai dificultar o exercício. Consequentemente, vai promover um fortalecimento muscular ainda maior.

Coordenação e Estabilização do Core

O disco também é usado para melhoria da coordenação motora com exercícios. Mais uma vez, esses resultados são consequência da instabilidade que o disco oferece. Além disso, ao mesmo tempo em que trabalha com a coordenação, o disco também contribui para exercícios de estabilização do core. Um exemplo de exercício é sentar-se no disco e elevar braços e pernas, alternando-as. Dessa forma, trabalha-se com o fortalecimento do abdômen melhorando a estabilização.

Disco de Equilíbrio Inflável na Fisioterapia

O disco de equilíbrio também faz parte dos tratamentos de fisioterapia e reabilitação pós cirúrgica. Por conta, de suas múltiplas finalidades, como melhoria do equilíbrio, da estabilização e da coordenação motora. Ele pode ajudar muito nesses processos de recuperação. Desde que seja utilizado sob a orientação de um fisioterapeuta ou profissional qualificado.

Vale a Pena ter um Disco de Equilíbrio Inflável?

Sim, se você tem disposição e determinação para realizar treinos. Especialmente, os que são focados em fortalecimento muscular e também consciência corporal. O Disco de Equilíbrio Inflável é um aliado maravilhoso, para alcançar seus objetivos. Além disso, ele é pequeno, por isso ocupa pouco espaço.

disco de equilibrio inflavel para que serve

Também é possível encher e esvaziar o disco com facilidade sempre que necessário. Então, esse é um tipo de acessório fitness muito prático. Pessoas de diversas idades e  com diferentes finalidades usam o disco. Desde a fisioterapia até aos exercícios mais complexos de fortalecimento muscular.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por YANGFIT (@yangfit.brasil) em

Deixe um comentário