dicas-para-iniciantes-na-academia (1)
Categories:

8 dicas para iniciantes na academia

É certo que tem gente que se arrepia só de ouvir falar sobre treinos na academia. Realmente, esse ambiente pode ser um pouco intimidador para quem não tem experiência nisso. Mas, o importante é ter calma! Porque no fim, treinar na academia pode ser uma experiência excelente! Então, neste post, vamos trazer algumas dicas para iniciantes na academia, confira.

Quer mudar sua vida e incorporar hábitos saudáveis de uma vez por todas? Saiba que a academia pode ser uma super aliada nesse processo! Isso porque esse espaço foi totalmente projetado para o uso exclusivo de quem deseja melhorar o condicionamento físico, ao incorporar a atividade física no dia a dia. Contudo, nem sempre é fácil dar um primeiro passo e saber o que fazer nesse lugar.

Como saber o que fazer no primeiro dia de academia? Como usar os equipamentos? Em que aulas devo ir? Todas essas perguntas fazem parte de quem está começando a ir treinar fora de casa. Porém, antes de mais nada, é preciso ter muita calma e saber que a academia não é um ambiente hostil. Lá, tem muitos profissionais capacitados, que podem dar orientações das mais básicas, como o horário de funcionamento, até as mais complexas, do tipo: “como usa tal equipamento”?

Mas, a ansiedade pode ser inimiga da quebra de barreiras e muitas pessoas acabam se perdendendo nesses receios e deixam de dar um primeiro passo, que é tão importante! Por isso, neste post, selecionamos algumas dicas para iniciantes na academia que são muito importantes. Essas recomendações ajudam a mudar a mentalidade, para que o primeiro passo seja dado, confira:

Consulte um médico

O marco zero antes de iniciar uma rotina de treinos na academia, é se consultar com um médico e fazer exames. Na academia, você fará exercícios de força e resistência, que mexem com todo sistema cardiorrespiratório. Então, ir ao médico e conhecer a situação da saúde é fundamental para que você possa se exercitar tranquilamente, sabendo que tem essa recomendação médica.

Antes de ir, se alimente

Parece óbvio, mas é fundamental ter em mente que antes de treinar na academia é melhor se alimentar! Não se recomenda os treinos em jejum, apesar de haver muitas dietas não confiáveis incentivando essa prática. O correto e mais seguro para sua saúde é fazer uma refeição, mesmo que seja leve, antes mesmo de sair de casa. Dessa forma, seu corpo estará mais preparado para gastar energia. Além disso, o risco de ter mal estar diminuí!

Primeiro dia de academia: se oriente

Logo que chegar na academia, ainda no primeiro dia, peça para algum funcionário te indicar um profissional da educação física que trabalhe na academia. Explique a essa pessoa que é a primeira vez que você se exercita em um lugar como esse e peça orientações claras. Além de checar a sugestão de treinamento, também é interessante perguntar um pouco sobre como manjear os equipamentos para exercícios.

Beba água durante o treino

Assim como é necessário comer antes de treinar, também é essencial beber água enquanto você faz exercício. A hidratação é um fator importante quando estamos movimento nosso corpo.

Por isso, leve uma garrafa de água para a academia e a mantenha sempre por perto. Isso vai garantir sua hidratação e maior bem-estar, enquanto treina. Mas, cuidado também com os excessos! Beba água moderamente e com calma.

Use roupas confortáveis

O jeito de se vestir também é um ponto de atenção na academia. Para se exercitar da forma correta, você irá precisar de roupas confortáveis, que te permitam realizar os mais diversos movimentos. Então, nada de calças muito justas, bermudas jeans, camisetas apertadas… Prefira roupas leves e com flexibilidade, como: camisetas largas, calças confortáveis e com tecido mais mole.

Respeite seus limites em cada exercício

Não é no primeiro dia de academia, ou no primeiro mês, que você irá arrasar e alcançar todos os objetivos que você traçou. Na verdade, as primeiras semanas de treino são muito mais necessárias para colocar o corpo em movimento e ir se adaptando a nova rotina.

Por isso, escute seu corpo com atenção e respeite seus limites. Não queira dar conta de exercícios muito desafiadores para o seu nível! Tenha calma e lembre-se que as pequenas evoluções diárias são as mais importantes, quando falamos de exercícios físicos.

Iniciantes na academia – treinos curtos

Outro ponto muito importante na hora de começar a treinar na academia: prefira treinos curtos. Você não precisa passar o dia todo na academia para ter bons resultados em termos de condicionamento, aumento de força e emagrecimento saudável. Então, prefira os treinos mais curtos… Eles são eficientes e cansam menos. Além disso, eles vão ajudando a te colocar pouco a pouco nessa rotina, sem sobrecarregar seu corpo.

Não estabeleça metas muito ambiciosas

As metas são um ponto muito importante na hora de iniciar os treinos. Por isso, uma das melhores dicas para iniciantes na academia é: não crie metas muito ambiciosas. Você não vai ver os resultados imediatos de se exercitar na academia. Na verdade, esse hábito faz parte de um processo que envolve mudanças alimentares e na qualidade de vida também.

Por isso, não adianta traçar objetivos como: “emagrecer 10 kg em um mês”. Você pode até conseguir com muito comprometimento, mas essa não é a forma mais duradoura e efetiva de alcançar essa meta. Além disso, pode ser muito para seu corpo, que está ainda em adaptação a uma nova realidade.

Crie sua rotina de treinos

Por fim, na hora de começar a se exercitar fora de casa, lembre-se que uma das mais sinceras dicas para iniciantes na academia é: tenha rotina de treinos. Você poderá e deverá alternar os exercícios e modalidades de treino, além de regular a intensidade de exercícios ao longo do tempo. Mas, o fundamental é ter uma rotina bem definida de como serão seus treinos, quanto tempo eles irão durar, o que você irá fazer em cada dia. Isso ajuda a manter o foco em dia e não escapar do compromisso.

Esperamos que essas dicas sejam muito úteis para que você possa romper com todos os tabus e iniciar sua jornada para uma vida mais saudável!

Leia também: Quanto tempo de atividade física fazer por dia?

Deixe um comentário