joelheira-crossfit-como-usar
Categories:

Joelheira Cross Training – Saiba como usar do jeito certo

A joelheira cross training é um acessório de treino que realmente faz diferença. Ela serve para ajudar a trazer mais estabilidade e firmeza durante o LPO e outros treinos. Porém, é preciso usar a joelheira da forma correta. Senão, o acessório pode prejudicar, invés de ajudar. Por isso, neste post, vamos falar sobre as formas corretas de usar a joelheira. Confira!

Assim como outras faixas de compressão, a joelheira serve para previnir lesões durante a prática de exercícios. Além disso, ela também ajuda a recuperar alguns machucados. Então, por ter dupla função, a joelheira cross training é um acessório de treino que faz muito sucesso.

Entretanto, de nada adianta usar a joelheira se for de forma incorreta. Por isso, é importante sempre aprender a usar o acessório, antes de vestir e ir treinar.

Até porque a joelheira ou outros tipos de acessório para estabilidade podem prejudicar o treino se não forem usados corretamente.

Por isso, separamos algumas boas dicas para você se inteirar antes de apostar nesse acessório de treino. Então, confira e aproveite a joelheira cross training da melhor forma possível.

Coloque a joelheira cross trainig no lugar certo

Se o nome do acessório é joelheira, até parece meio bobo recomendar usar o acessório no lugar certo. É óbvio que ela será posicionada no joelho.

Porém, é necessário deixar ela bem certinha sobre o joelho e reta. Se a joelheira for do tipo faixa de compressão, passe um pouco acima do joelho e um pouco abaixo. E, se for joelheira de neoprene, basta seguir o formato da joelheira mesmo.

A faixa tem que ficar confortável. Apenas dessa forma a joelheira vai contribuir para dar mais estabilidade durante os movimentos, inclusive os de agachamento.

Preste atenção na compressão

Também é muito importante ficar atento a compressão da faixa. As versões da joelheira cross training que tem ajuste são ótimas justamente por isso. É possível ajustá-las de acordo com a medida da sua perna.

Apesar de ter que ficar bem firme, as joelheiras não podem ficar apertadas demais. Isso porque usar as joelheiras dessa forma pode causar dores e também lesões na pele. Além disso, a compressão excessiva nas articulações prejudica a circulação do sangue.

Então, não deixe a joelheira ficar desconfortável. Antes mesmo do treino, faça alguns movimentos para verificar se a compressão da joelheira está razoável, ou seja, na medida certa para seu corpo.

Não faça uso contínuo da joelheira cross training

A joelheira cross traing é feita para auxiliar a prática de treinos como treinamento funcional, cross training, levantamento de peso olímpico, powerlifting e weightlifting.

Então, ela não serve para finalidades médicas ou tratamentos. Por confundir essas duas finalidades, muitas pessoas acabam comprando a joelheira de treino para dores ou problemas de saúde.

E, isso não pode ser feito de forma alguma. Existem outros tipos de acessórios médicos para problemas no joelho. Nesse caso, a joelheira é apenas para prática de exercícios mesmo.

Preste atenção na sua pele

Antes de vestir a joelheira, é importante ficar de olho na pele. Se tiver qualquer tipo me machucado, é melhor evitar o uso da joelheira por um período. Pelo menos enquanto a lesão estiver na pele, o ideal é não cobrir a região. Por isso, não se recomenda o uso da joelheira nesses casos.

Os machucados na pele podem piorar quando cobertos. Além disso, a joelheira acaba fazendo com que se acumule mais suor na região. Então, quando a pele está machuacada o melhor mesmo é suspender o uso do acessório.

Bônus – consulte um especialista

Tem um porém sobre o uso da joelheira. Ela é ótima para quem não tem problemas de saúde. Em caso de dores, o melhor é consultar um médico antes de usar qualquer tipo de acessório.

Inclusive, também é melhor ir ao médico antes de treinar. Dessa forma, o especialista poderá dar a melhor orientação sobre o uso de joelheira e programa de treino.

Leia também: Tipos de Joelheiras – Descubra Para Que Servem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *