ciclo-mentrual-e-atividade-fisica
Categories:

Ciclo menstrual e atividade física – Entenda a relação

Mesmo que não entenda perfeitamente seu ciclo, a maioria das mulheres costuma sentir variações em seu estado físico e emocional ao longo desse período. Então, é necessário fazer pequenas adaptações na rotina para ter mais conforto e tranquilidade. Isso inclui a dinâmica de exercícios físicos. Afinal, essas mudanças afetam o organismo de diversas maneiras. Por isso, neste post, vamos falar sobre o ciclo menstrual e atividade física. Confira!

Esse tema traz muitas dúvidas para as mulheres. Isso porque as mudanças ao longo do período que costumam durar de 25 a 35 dias são notáveis. Sendo assim, não dá para manter uma mesma rotina nos mínimos detalhes, sem levar essas alterações em conta.

Por isso, antes de qualquer coisa é preciso fazer uma leitura da sua situação. Até mesmo antes de decidir fazer exercícios físicos. Então, vamos falar sobre algumas questões principais que envolvem o tema ciclo menstrual e atividade física, veja:

Pode fazer exercícios quando está menstruada?

Apesar de muitas vezes a indisposição ser uma característica marcante do período menstrual, praticar exercícios pode ser muito bom. Isso porque ao fazer atividade física há um grande aumento de neurotransmissores. Entre eles: serotonina, dopamina e noradrenalina. Então, esse aumento proporciona uma maior sensação de relaxamento e bem estar.

 

Dessa forma, a atividade física pode ter um impacto super positivo no período menstrual. Isso porque a atividade promove essas sensações, durante a fase de indisposição. Por isso, em primeiro lugar, é super importante entender como você está. E, se possível, tentar realizar alguma atividade física que você goste! O resultado será mais disposição e bem estar.

Também não há nenhuma indicação médica para suspender as atividades físicas durante a menstruação. Por isso, basta ouvir o próprio corpo e respeitá-lo. Principalmente, na hora de escolher o exercício.

Quais são os melhores exercícios para fazer durante a menstruação?

Durante os dias de menstruação há um fator que faz muita diferença na hora de escolher o exercício físico: as cólicas. Normalmente, elas geram dores na barriga, o que dificulta muito alguns movimentos.

Por isso, o ideal é escolher atividades de baixo impacto. E, que também sejam mais integradas. Isso porque o autocuidado nesse período deve envolver a mente, e, não só o corpo. Então, práticas como Yoga, Alongamentos, Tai chi chuan são ótimas opções! Além de trabalhar corpo e mente, elas também não trazem impacto. Dessa forma, se evita qualquer tipo de desconforto durante os exercícios.

Mesmo com as recomendação, a escolha da atividade física, durante a menstruação, vai depender muito de cada mulher. O importante é respeitar seu corpo e fazer o que lhe trará mais bem estar.

Saiba combinar ciclo menstrual e atividade física

Caso você perceba que seu corpo muda muito durante o período e seu humor também, o melhor é escolher exercícios específicos para cada etapa do ciclo. Por isso, antes de qualquer decisão, entenda como funciona o ciclo e quais são as melhores opções:

Dias da menstruação

Durante esses dias, a mulher sente os impactos da baixa dos hormônios em seu organismo. Por isso, é comum ter indisposição, bem como outras mudanças de humor.

Além disso, as cólicas também podem trazer mais dificuldades para manter a rotina de exercícios. Então, o ideal é pegar leve, optar por atividades mais tranquilas como caminhadas, Yoga e alongamentos.

Fase folicular

Logo após a menstruação, se inicia a fase folicular, onde os hormônios passam a aumentar de novo. Então, é bem comum que a mulher tenha mais disposição, energia e vontade de se exercitar.

Por isso, o melhor é aproveitar essa fase para apostar em treinos mais intensos. É possível fazer treinos de musculação com elásticos para malhar, treino funcional, lutas, entre outros.

Ovulação

Normalmente, a fase de ovulação da mulher, também conhecida como período fértil, costuma se iniciar no décimo segundo dia do ciclo e dura uns 10 dias. Nessa etapa, a mulher pode sentir os impactos da liberação dos óvulos para a tuba uterina.

Apesar de serem discretos, eles podem se manifestar fisicamente, como na perda de força. Então, é hora de diminuir um pouco a intensidade da fase anterior. Os treinos de pilates são perfeitos para esse momento!

Fase lútea

A fase lútea ocorre logo depois da ovulação, neste momento há uma diminuição de hormônios. Além disso, é nessa etapa em que o corpo se prepara para menstruar novamente.

Por isso, algumas mulheres podem voltar a ter mais indisposição ou até mesmo ficarem mais introspectivas. Essa é mais uma fase de ir com calma nas atividades físicas. Procure fazer exercícios de baixo impacto e que não sejam tão intensos.

Vale relembrar, que apesar das recomendações, cada mulher é um indivíduo com particularidades. Por isso, existem exceções, como mulheres que se sentem muito bem fazendo atividades físicas intensas mesmo nos dias de menstruação.

Então, a decisão de qual exercício fazer durante todo o ciclo vai depender muito mais do seu autoconhecimento.

Deixe um comentário