caminhar-ou-pedalar
Categories:

Caminhar ou pedalar – Qual é a melhor opção?

Se você quer fazer uma atividade física, mas ainda não sabe ao certo o que fazer, certamente há modalidades que são mais simples. Por exemplo, andar ao ar livre! Afinal, essa é uma atividade econômica, ótima para a saúde, traz enormes benefícios para o corpo e mente e é muito fácil de fazer. Ao mesmo tempo, se você tem uma bicicleta, as possibilidades se ampliam ainda mais. Afinal, andar de bicicleta também tem ótimas vantagens, além de ser um passeio divertido. E, hoje em dia, com a facilidade de alugar bicicletas, ter acesso ao acessório é ainda mais fácil. E, é neste ponto que surje a díficil dúvida: o que é melhor caminhar ou pedalar? O que gasta mais calorias? O que tonifica mais o corpo? É sobre isso que vamos falar neste post, confira!

Caminhar ou pedalar, eis a questão! Embora as duas atividades físicas apresentem benefícios e muitas vantagens, nem sempre é tranqulo optar por uma delas. Afinal, não importa qual será sua escolha, algum esforço você precisará fazer. Seja para apostar no vestuário correto, com investir em alguns acessórios fitness que facilitem sua prática esportiva. Por exemplo, para caminhar é necessário ter um bom tênis que evite o impacto. Ainda assim, as duas atividades são bastante diferentes!

Para os dois tipos de práticas, será preciso ter tempo e um espaço em que seja possível realizar o exercício. Isso é fácil para a maioria das pessoas, mas sem dúvidas, esse é o primeiro desafio. Depois disso é preciso levar em conta alguns aspectos na hora de escolher entre caminhar ou pedalar. Separamos alguns pontos principais para te ajudar nessa escolha, veja!

Praticidade de caminhar e pedalar

Sem dúvidas, o grande diferencial desses dois tipos de atividade física é a praticidade. Tanto caminhar, quanto pedalar são exercícios que não demandam muito do praticante. Isso porque as duas atividades são extremamente acessíveis. Então, você não precisa ter experiência, não precisa ter vestuários ou acessórios extremamente caro, não precisa pagar para praticar. Além disso, as duas atividades podem ser encaixadas na rotina.

Com poucos minutos de qualquer um dos exercícios, você já irá deixar o sedentarismo para trás. Contudo, é importante considerar qual das duas opções são mais práticas dentro da sua realidade. Por exemplo, se você depende do aluguel de uma bicicleta, pode ser que não compensa escolher essa atividade! Por outro lado, se você já prefere um meio alternativo para se deslocar até o trabalho, provavelmente, será melhor incorporar as pedaladas. Então, antes de decidir, considere seu contexto, seu tempo e suas condições práticas.

Caminhar ou pedalar qual queima mais calorias?

As duas atividades queimam calorias proporcionalmente à intensidade em que os exercícios são feitos. Então, não importa se você prefere pedalar, caminhar ou fazer outros tipos de atividade física. Se você fizer os movimentos com a intensidade mais alta, é certo que irá queimar muitas calorias.

De qualquer forma, é importante ressaltar que só o fato de incorporar uma prática esportiva na sua rotina, já é suficientemente bom para ter um emagrecimento saudável e a longo prazo. Por isso, o mais importante é começar e entender o nível de intensidade!

Então, comece o quanto antes a fazer uma atividade física e desfrute todos os benefícios!

Leia também: 8 dicas para iniciantes na academia

Deixe um comentário