aparelho puxador academia
Categories:

Musculação para Idosos – Saiba Quais São os Benefícios do Aparelho Puxador Academia

Em todas as fases da vida, praticar exercícios físicos traz uma série de benefícios.  Apesar de ser “mais fácil” viver no sedentarismo, é necessário criar uma rotina. Então, as atividades físicas devem estar incorporadas no dia a dia como parte essencial. A prática do aparelho puxador academia para idosos é algo que traz benefícios incríveis para o corpo e mente. Além disso, gera um impacto positivo em m muitas áreas da vida do idoso.

Por isso, neste post, fizemos uma lista com todos os benefícios de idosos se exercitar em puxadores para musculação. Porém, é importante saber que o idoso deve ser sempre orientado. Seja por um profissional de Educação Física ou por um fisioterapeuta, a orientação é imprescindível.

musculacao-idosos-beneficios

É preciso verificar se há algum tipo de limitação física. Além disso, também é necessário alinhar os objetivos da dos treinos em puxador academia e outros aparelhos, afinal, cada um possui necessidades diferentes.

Então, desde que esteja bem orientado, o idoso poderá utilizar equipamentos de musculação e realizar as atividades em academias, estúdios ou até mesmo em casa. Confira os benefícios da musculação para idosos na lista abaixo:

Ganho de Massa Muscular

Pessoas de qualquer idade que fazem musculação com regularidade acabam ganhando massa muscular. Isso é ótimo, pois com músculos fortes problemas como lesões são evitados. Além disso, o aumento da massa muscular é positivo e pode ser alcançado com exercícios no puxador musculação. O fator contribui para ajudar no emagrecimento. Também garante um processo de envelhecimento mais saudável.

Prevenção de Osteoporose

A osteoporose e outras doenças ósseas são muito comuns em idosos. Isso traz uma série de problemas. Entre eles, as dores recorrentes, gastos elevados com remédios e maior propensão a sofrer fraturas. A musculação para idosos pode prevenir esse tipo de doença. Também auxilia no tratamento de quem já desenvolveu essa condição.

Prevenção de doenças

Colocar o corpo em movimento contribui para prevenção de outras doenças. Por exemplo: colesterol, diabetes e pressão alta. Nesse caso, a mini bicicleta ergométrica e a musculação para idosos também geram esse impacto positivo. Afinal, a população idosa quase sempre apresenta alguma dessas condições. Inclusive, em alguns casos, pode até ser resultado de falta de atividade física regular, ao longo da vida.

Fortalecimento de articulações

Durante uma rotina de musculação frequente e orientada é possível fortalecer mais que os músculos, como no caso dos usos constantes dos puxadores para aparelhos de musculação. Os tendões, articulações e ligamentos também são conduzidos ao fortalecimento.

Musculação para Idosos e Sociabilidade

Quando se fala de musculação para idosos, outro ponto importante é a sociabilidade. Quando é possível treinar em uma academia, clube ou associação, o idoso estabelece relações com outras pessoas. Isso é muito positivo nesta idade, uma vez que grande parte dos idosos têm um convívio social limitado.

Aparelho Puxador Academia Melhora a Qualidade de Vida

A musculação vai muito além do fortalecimento muscular. Com uma rotina de exercícios em puxadores para academia, por exemplo, é possível melhorar o sono. Além disso, se conquista uma qualidade de vida muito melhor. O idoso tem menos dores e mais tranquilidade.

Musculação para Idosos – Alívio de Dores

As dores crônicas em diversas partes do corpo são problemas enfrentados constantemente pelos idosos. Com a prática de exercícios frequente em aparelho puxador academia dá para amenizar dores na coluna, joelhos, tendinites e bursites. É extremamente necessário ter a autorização de um profissional da saúde, para fazer atividades físicas. Mas uma vez que se tem essa recomendação, incorporar a musculação no dia a dia, pode aliviar muito essas dores.

Saúde Mental

Outro super benefício da musculação para idosos é a melhoria da saúde mental. Apesar da atividade trabalhar com o corpo, ela é ótima para trabalhar a mente também. Então, a musculação pode contribuir para a melhoria de doenças como ansiedade e depressão.

Musculação para Idosos e Controle do Peso

Por último, a musculação é excelente para a manutenção do peso, mesmo que seja feita de forma moderada. Apenas o fato de ter uma rotina de exercícios já é suficiente para evitar o aumento de peso desregulado.

Então, idosos podem e devem também entrar no mundo da musculação. Basta seguir as orientações de um profissional de Educação Física e sempre trabalhar com exercícios alternados, repetições menores  e cargas mais moderadas para alcançar os resultados desejados e consequentemente uma qualidade de vida melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *