beneficios-de-andar-de-bicicleta
Categories:

Benefícios de andar de bicicleta – Veja os principais!

Além de ser extremamente divertido, andar de bicicleta traz muitos benefícios para o corpo e para mente. Um simples passeio pode ser o suficiente para energizar todo o corpo, queimar calorias e manter os músculos ativos. Por isso, neste post vamos falar sobre os principais benefícios de andar de bicicleta.

Apenas alguns minutos de pedalada podem ser suficientes para que seu corpo fique ativo. A atividade física é muito agradável e por isso é uma opção mais prazerosa para sair do sedentarismo. Além disso, pedalar também é um exercício cheio de possibilidades, como dar um passeio, ver novas paisagens e entender melhor o comportamento do seu corpo.

E, apesar de simples, há muitos benefícios de andar de bicicleta. Essas vantagens impactam tanto o corpo quanto a mente. Por isso, se você deseja fazer uma atividade física, mas ainda não sabe qual opção escolher, andar de bicicleta pode ser a melhor escolha. Separamos alguns bons motivos para te convencer a sair do sofá e pedalar, confira:

Melhore o tônus muscular

Mesmo movimentando mais a região das pernas ao pedalar, você põe o corpo todo em movimento. Além disso, ao fazer os movimentos repetitivos de pedalar, se exige mais força dos músculos de forma geral. Por isso, mesmo não se tratando de um programa de treinos para ganho de massa magra, ao pedalar também é possível aumentar o tônus muscular.

Então, essa é uma forma diferente das convencionais de fortalecer os músculos de diversas partes do corpo. Algumas regiões fazem mais esforço ao pedalar, por isso elas também tem mais benefícios.

Ao andar de bicicleta se fortalece, glúteos, quadríceps, posterior da coxa, panturrilha, abdominal e músculos extensores da coluna. Além de aumentar a resistência muscular, andar de bike também ajuda a fortalecer articulações.

Queime calorias

Seja em casa, na academia ou ar livre pedalar é uma atividade física poderosa quando se trata de queimar calorias. Então, em apenas meia hora pedalando já dá para queimar algo em torno de 200 a 300 calorias. Por isso, esse exercício é também uma opção muito conveniente para quem quer perder peso.

O exercício cardiovascular exige mais do corpo para gerar energia suficiente para a atividade. Dependendo da quantidade de tempo e das condições ao andar de bike, dá até mesmo para perder muito mais calorias. Então, basta se dedicar à algumas saídas para pedalar, ou então pedalar em casa mesmo em uma bike ergométrica para emagrecer.

Previna doenças crônicas

Por fim, outro super benefício de andar de bicicleta é a prevenção de doenças crônicas. As principais são: colesterol, diabetes e hipertensão. E, se você já tem alguns problemas que se relacionam à essas doenças, andar de bicicleta também pode te ajudar. Isso porque a atividade estimula o sistema cardiovascular e acelera o metabolismo.

Dessa forma, ao pedalar com alguma constância, já dá para notar melhorias significativas no colesterol, diabetes e também na hipertensão. Afinal, muitas dessas doenças estão relacionadas à uma vida sedentária. Então, se você buscas uma atividade física que traga uma melhora na sua saúde de forma geral, pedalar pode ser uma solução!

Benefícios de andar de bicicleta de todas as formas

O mais comum é andar de bicicleta ao ar livr e. Dessa forma, dá para aproveitar todas as vantagens que o exercício engloba. Porém, essa não é uma possibilidade acessível a todas as pessoas. Afinal, há quem não possa sair devido o período de maior isolamento social. Já outras pessoas não tempo. E, ainda outros casos em que há limitações distintas. Entretanto, isso não elimina a possibilidade de pedalar.

É possível fazer o exercícios em casa mesmo usando uma bicicleta ergométrica, uma mini bike ou até mesmo uma air bike. Tudo vai depender do seu condicionamento físico e dos seus objetivos. Mas sempre vale lembrar que é possível desfrutar todos os benefícios de andar de bicicleta, independente de que forma que se faça isso!

Leia também: 4 Benefícios de malhar com a Mini Bike Ergométrica

Deixe um comentário