o-que-e-barra-olimpica
Categories:

Barra Olímpica – O Que É e Qual Seu Tamanho?

Existem diversos tipos de barras para exercícios. Entretanto, algumas são mais específicas e proporcionam um melhor desempenho durante as atividades físicas. A Barra Olímpica é um tipo de barra diferente das outras por conta das suas medidas e peso. Então, ela é utilizada em competições e em treinos como o LPO- Levantamento de Peso Olímpico. Nesse post, vamos falar tudo sobre a Barra Olímpica, confira!

Esse tipo de barra possui medidas específicas, que se diferem entre feminino e masculino. Portanto, o tamanho da barra olímpica masculina é um e o da feminina é outro. Isso mantem o padrão em competições e treinos. Então, esse acessório esportivo tem uma pegada mais profissional e garante a qualidade dos exercícios.

O que é a Barra Olímpica?

A barra do tipo olímpica é um acessório com tamanho e peso padronizado. Ela serve para exercícios de Levantamento de Peso, Remada, Agachamentos. Normalmente, essa barra é bastante utilizada em treinos de Crossfit e também na musculação.

Seu grande diferencial é o material de qualidade superior, pesos e medidas e rolamentos. As barras desse tipo apresentam 8 rolamentos agulha. O acessório é utilizado por quem busca a alta performance nos movimentos, especialmente de LPO.

barra--para-crossfit

Além disso, a barra é recartilhada e o aço facilita a pegada e mantem o exercício completamente seguro. Por isso, essa é uma ótima opção para Snatch e Clean And Jerk, treinos de força, LPO e Powerlifting.

Qual é o Tamanho da Barra Olímpica?

As barras olímpicas seguem a medida padrão, de acordo com o IWF e o IPF. Elas apresentam 220 cm de comprimento na versão masculina. Além disso, elas pesam 20 quilos. Já a capacidade chega a 680 kg.

Portanto, a barra suporta bastante peso, para treinos de alta intensidade. A variação de peso entre a versão masculina e feminina também é segue as medidas padrão.

Qual é o peso da Barra Feminina?

A versão feminina da barra também é ideal para a alta performance. Elas pesam 15 quilos, já o comprimento é de 201 cm.

barra-olimpica-feminina

No quesito de peso, as barras femininas também suportam 680 quilos. Assim como as masculinas, elas tem capacidade para treinos intensos.

Cuidados com a Barra Olímpica

Esse tipo de acessório para exercícios tem a qualidade excelente e pode durar muitos anos. Entretanto, é preciso tomar cuidados no manuseio e também na manutenção da barra. Apesar dela ser feita em aço, o atrito entre as anilhas e a barra acaba formando marquinhas.

manuetencao-barra-crossfit

Além disso, o suor entra em contato com o acessório durante os exercícios. Isso é perfeitamente normal! Porém, há algumas formas de evitar que esse suor estrague o acessório. Então, confira algumas dicas de manutenção para que sua barra fique em bom estado por muitos anos:

  • Após utilizar a barra, seque a mesma com um pano macio
  • Não guarde a barra em lugares com umidade ou maresia
  • Evite a exposição do acessório ao sol
  • Se for possível, passe uma fita protetora nas extremidades para evitar o atrito com as anilhas
  • Não passe nenhum tipo de produto de limpeza na barra

Ao tomar esses cuidados, a barra fica em bom estado por muitos anos. Por isso, o acessório tem um excelente custo benefício para quem é adepto dos treinos de levantamento de peso. Além da excelente qualidade, a barra segue as medidas indicadas nos principais padrões. Também tem uma ótima pegada!

Encontre a barra olímpica para Cross Trainings e outras modalidades, nas versões masculina e feminina na Yangfit. Assim como diversos acessórios fitness como joelheiras e munhequeiras, ótimas para a prática de LPO.

 

Deixe um comentário