atividade-fisica-para-dores-nas-costas
Categories:

Dores nas Costas – Conheça 6 Atividades Que Aliviam

Segundo pesquisa feita pelo Hospital das Clínicas de SP em 2018, quatro em cada dez pessoas sofrem de dores nas costas. O número preocupa, principalmente, porque quase todo mundo conhece alguém que tem aquela dorzinha desagradável. Seja ao levantar, ou ao dormir, até mesmo durante o expediente, o desconforto aparece. Mas há uma forma muito simples de tratar e prevenir as dores na região. A atividade física é o grande segredo para aliviar as terríveis dores nas costas. Por isso, neste post, selecionamos 6 atividades que amenizam muito as dores nas costas, confira!

A sensação de desconforto é enorme. No começo, você acha que dormiu em uma posição desconfortável. Mas com o passar dos dias percebe que a dor permanece. A dor nas costas crônica é algo que acomete milhares de pessoas. As razões para as intensas dores são muitas. Entre elas, má postura, patologias da coluna e também o sedentarismo.

Apesar de alguns exercícios mal executados sobrecarregarem a coluna, como o LPO, no geral o que faz mal mesmo é ficar sedentário. Especialmente, quando se passa o dia todo em uma posição desconfortável. Por isso, se você tem dor nas costas com frequência, provavelmente, já ouviu do seu médico que precisa fazer exercícios.

Então, nesse post, fizemos uma lista com os principais exercícios que ajudam a combater, tratar e prevenir as dores nas costas, veja:

Combater dor nas costas com pilates

O pilates combina uma série de movimentos de fortalecimento muscular com respirações controladas. Com isso, é possível trabalhar inclusive com a musculatura mais profunda. Quem tem dor nas costas sabe, que o fortalecimento é a melhor forma de combater o desconforto.

pilates-para-coluna

Por isso, o pilates é uma atividade incrível. Então, durante os treinos fortalece muito a musculatura, especialmente a região do core. Além disso, trabalha a respiração e o alongamento. A médio e longo prazo se nota os impactos positivos do pilates no corpo. Principalmente, para combater a dor nas costas.

Fortalecimento do core

O core é uma região central do corpo, onde se concentram os músculos profundos do abdômen e das regiões lombar e pélvica. A musculatura fica na linha da coluna lombar. Manter essa região fortalecida traz diversos benefícios para o corpo, como maior estabilização.

Além disso, o fortalecimento do core tem um papel importante para o combate a dor nas costas. Afinal, esses grupos musculares fortalecidos dão um suporte maior para a coluna. Consequentemente, há o alívio das dores.

fortalecimento-do-core-dor-nas-costas

Então, há várias formas de fortalecer o core. Pode ser através da musculação, do pilates ou até mesmo em casa com equipamentos adequados. O disco de equilíbrio é um dos melhores acessórios para fortalecer o core, através de exercícios como a prancha. Além disso, a bola suíça e a meia bola bosu também são ótimos!

Musculação contra dores nas costas

A musculação também desempenha um papel fundamental para o alívio das dores. Inclusive, as que impactam a região das costas. A musculatura fortalecida ajuda a evitar muitos problemas, inclusive esse tipo de dor, resultado do sedentarismo.

fortalecimento-lombar-coluna

Entretanto, para obter bons resultados, é necessário seguir um programa de treinos que leve em conta as dores. Dessa forma, dá para fortalecer a região do core e das costas, sem provocar outras dores.

Natação

A natação contribui para tonificar as costas de forma segura. Os movimentos na água ajudam o corpo a manter a postura e uma certa disciplina. Além disso, o próprio fato de ser na água minimiza o impacto. Por isso, o esporte é seguro para quem tem dores nas costas. Ao nadar de 3 à 5 vezes por semana, já é possível sentir os impactos positivos do exercício.

natacao-para-as-costas

Hidroginástica

A hidroginástica também faz parte das recomendações médicas. Mas há ressalvas para sua prática. Apesar de ser uma forma incrível de fazer exercícios aeróbicos com menos impacto, também precisa ter atenção. Afinal, os movimentos são intensos, por isso, é preciso respeitar os limites e fazer dentro do que for possível para você. Então, a hidroginástica acaba sendo uma boa opção para quem quer fazer exercício aeróbicos minimizando todo tipo de impacto.

hidroginastica-faz-bem-para-coluna

Yoga para prevenir dores nas costas

A prática de yoga também é extremamente benéfica para o corpo e a mente. Além de aliviar muito o estresse e ansiedade, o yoga tem posturas específicas que contribuem para aliviar as dores nas costas. Especialmente, porque a prática também trabalha com o fortalecimento do core e com os alongamentos.

yoga-para-dor-nas-costas

Então, se você passa muitas horas do dia sentado e sente essas dores nas costas, saiba que se exercitar pode aliviar muito. Além disso, com o fortalecimento e os alongamentos, você também ameniza ou evita problemas como rigidez no pescoço e hérnias de disco. Prevenção é o melhor caminho, por isso, assim que possível incorpore uma atividade física em sua rotina!

Leia também: Disco de Equilíbrio Inflável – Para que Serve?

Deixe um comentário