quem-pode-fazer-crossfit
Categories:

Será Que Todos Podem Fazer Cross Training Mesmo? Descubra!

Há muita gente por aí que fala sobre o quanto os treinos de cross training são democráticos. Entretanto, também há uma relação quase imediata da modalidade com os corpos sarados. Então, se o cross training  tem essa imagem de exercício intenso e pesado, ele é bom para todos? Pessoas com limitações físicas podem praticar? O exercício contempla todas as faixas etárias? Essas são algumas das perguntas que vamos responder neste post, confira!

Apesar da modalidade ter origem nos Estados Unidos, os brasileiros abraçaram o treino. O cross training é tão popular no país que há milhares de boxes em todo país. Mesmo com a empolgação e entusiasmo que o exercício causa, é preciso ter atenção! Não é exatamente todo mundo que pode praticar o treino.

O treino tem esse impacto positivo sobre as pessoas por ser um treino super completo. Os Treinos do Dia são compostos por várias modalidades. Afinal, o cross training une a ginástica, os exercícios de coordenação e equilíbrio, o levantamento de peso e os exercícios metabólicos.

beneficios-riscos-crossfit

Além de empolgante, a modalidade é ótima para a melhoria do condicionamento físico e para o emagrecimento. Entretanto, se regula o treino pela intensidade dos movimentos. Por isso, há um certo consenso de que qualquer um pode praticar cross training, desde que respeite seus limites. Entretanto há algumas dúvidas sobre fazer cross training, veja a seguir:

Quem nunca treinou pode fazer cross training?

A resposta dessa pergunta depende de um fator simples. Caso a pessoa não tenha problemas prévios de saúde e é apenas sedentária, ela pode sim treinar cross training. Isso porque o treino pode se adaptar totalmente para a realidade de uma pessoa sedentária.

Então, nesse caso, vai ser preciso apenas explicar para o coach sobre o seu condicionamento. Assim sendo, ele irá adaptar uma sequência de exercícios dentro das sua limitações físicas.

Essa é uma boa forma de iniciar a prática de cross training sem expor seu corpo a lesões. Por isso, vá com calma, respeite seu corpo e tempo. Aos poucos, você se adaptará ao treino e poderá subir de nível progressivamente.

Crianças podem fazer cross training?

Podem e não podem, também depende de outros fatores. Apesar de parecer estranho, a prática de cross training pode ser muito divertida para crianças. Isso por conta da dinâmica da atividade. São muitos movimentos e é uma excelente forma de gastar muita energia.

Além disso, crianças até os 13 anos não usam nenhum tipo de carga nestes treinos. Então, o treino combina mais exercícios aeróbicos com movimentos de coordenação.

crianca-pode-fazer-crossfit

Por outro lado, há especialistas, como pediatras, que não recomendam a modalidade para crianças. A justificativa dos profissionais de saúde se dá a partir do fato do coração da criança ainda estar em desenvolvimento. Além disso, não fazer cross training, também evita os riscos de ter problemas ortopédicos.

Então, nesse caso, como há argumentos dos dois lados, o ideal é pedir a opinião do pediatra que acompanha a criança. Ou então, outra opção é manter a criança ativa, através de atividades físicas mais moderadas, como andar de bicicleta.

Quem tem patologia da coluna pode treinar?

Nesse caso, apenas o médico ortopedista poderá avaliar sua situação. De forma geral, não há uma contra indicação oficial da modalidade para quem tem patologias na coluna. Porém, não é seguro ingressar na modalidade sem acompanhamento e recomendação médica.

Por isso, antes de começar no cross training, se consulte com um médico. Caso ele libere a prática, explique para o coach sobre seus problemas e dores na coluna. Então, a partir disso, o coach poderá montar um treino adaptado às suas dores. Respeitando as suas limitações físicas, você não terá problemas ao treinar.

Pode fazer cross training sozinho?

Com a quarentena, muitas pessoas passaram a treinar em casa. Não há problemas em fazer treinos de cross training sozinho em casa. Mas é indispensável o acompanhamento de um coach, mesmo que seja online. Dessa forma, ele vai poder orientar os movimentos e acompanhar se estão sendo feitos da forma correta.

Treinar  por conta própria e sem acompanhamento pode não ser uma boa ideia. Isso porque o treino se baseia em diversos tipos de movimentos com alta intensidade. Fazer esses movimentos em casa sozinho gera o risco de lesões e problemas ortopédicos.

Benefícios e riscos

Há muitos benefícios em treinar cross training! Entre eles, a hipertrofia, o emagrecimento saudável, maior disposição e melhora do condicionamento físico. O treino é completo e perfeito para quem busca trabalhar muitas habilidades de uma só vez.

Por outro lado, se não tiver acompanhamento e boa orientação profissional, o treino traz riscos como lesões, problemas ortopédicos ou dores e indisposição, devido aos movimentos mal executados. Por isso, o profissional de educação física ou coach é indispensável para a prática.

Encontre na Yangfit os equipamentos e acessórios perfeitos para o Cross Training!

Deixe um comentário