atividade-fisica-na-terceira-idade
Categories:

Atividade física na terceira idade – Saiba quais são as melhores opções

Há inúmeres benefícios ao praticar atividade física na terceira idade. Muitos deles com impactos diretos na saúde física e outros muito importantes para a saúde mental. Contudo, antes de começar a fazer um exercício é importante entender quais são os tipos de práticas que cabem na rotina e que não excedem as limitações de cada um. Principalmente, quando falamos de idosos. Afinal, o risco de se lesionar ou se machucar pode ser maior, caso a pessoa esteja incorporando exercícios na rotina pela primeira vez. Por isso, neste post, vamos falar um pouco sobre quais são as melhores opções de atividade física na terceira idade. Confira!

Existem muitos tipos de modalidades de exercícios que podem se encaixar perfeitamente na vida de um idoso. Mas o principal, é priorizar atividades com baixo impacto e que trabalhem movimentos úteis para o dia a dia. Além disso, exercícios que desenvolvem coordenação motora, equilíbrio e força, também são ótimas opções. E, outro ponto super importante, é não ultrapassar os limites do idoso. Por isso, moderação é um ponto deciviso na hora de inserir a atividade física na terceira idade.

Então, selecionamos alguns tipos de atividade física na terceira idade que podem ser ótimas opções para quem quer treinar independente da idade. Veja:

Treinamento Funcional

O treinamento funcional é uma ótima alternativa de exercício físico para idosos. Isso porque esse tipo de atividade física, normalmente, é orientado para desenvolver habilidades para realização de movimentos do cotidiano.

Além disso, o treinamento funcional se baseia em movimentos que adaptados às limitações de cada pessoa. Sendo assim, o treinamento funcional é muito útil para pessoas na terceira idade, já que ele as prepara para desenvolver as atividades do dia à dia. Inclusive, um dos grandes benefícios de fazer treino funcional na terceira idade é prevenir lesões.

Alongamentos

Praticamente, não há contra indicações para a realização de alongamentos. Então, quase todas as pessoas, sem considerar idade, podem se alongar. E, esse tipo de exercício é ótimo para idosos, justamente, por não ter nenhum tipo de impacto.

Os alongamentos melhoram a flexibilidade e com isso os movimentos rotineiros. Além disso, o alongamento traz um grande alívio de tensões musculares que provocam dores intensas. Então, quanto mais flexível melhor!

Caminhada moderada

Outra atividade bastante possível e acessível para os idosos é caminhar por alguns minutos e em intensidade de baixa a moderada. Essa é uma forma de manter o corpo em movimento, ver pessoas e paisagens, melhorar o bem estar.

Caminhar na terceira idade contribui para fortalecer os ossos, melhorar a circulação sanguínea, queimar calorias entre outros benefícios. E, para caminhar, basta ter um tênis confortável e disposição!

Atividade física na terceira idade em casa

Outra atividade excelente para fazer na terceira idade são os exercícios físicos em casa. Principalmente, nos casos em que a pessoa não pode sair ou tem dificuldades. Alguns acessórios podem contribuir em muito para manter o idoso longe do sedentarismo.

A mini bike portátil é uma boa opção para se exercitar até mesmo sentado no sofá. Os elásticos para malhar como as mini bands também ajudam a fortalecer os músculos em casa ou em qualquer lugar.

E a melhor parte é que mesmo fazendo exercícios em casa, os ganhos podem ser ótimos e os benefícios serão tão bons quanto treinar fora de casa, desde que se tenha a orientação correta.

Lembrando que independente do tipo de atividade física escolhida para fazer na terceira idade é fundamental contar com a orientação e auxílio de um profissional de educação física ou fisioterapeuta.

Dessa forma, qualquer risco é minizado e o idoso pode se exercitar dentro de suas próprias limitações e em seu próprio ritmo, com exercícios específicos para seus objetivos.

Benefícios da Atividade Física na terceira idade

Engana-se muito quem pensa que a atividade física tem como única finalidade tonificar o corpo. Há muitos benefícios em se exercitar, inclusive na terceira idade. Ao manter a frequência de exercícios, os ganhos para o corpo e para a mente são muitos. Veja alguns dos principais benefícios de se exercitar com constância na terceira idade:

  • Prevenção da perda de massa óssea
  • Fortalecimento de articulações
  • Redução das dores musculares
  • Prevenção de doenças crônicas
  • Equilíbrio e coordenação
  • Mais autonomia
  • Mais bem estar

Esses são apenas algumas das muitas vantagens de dedicar alguns minutos do dia para fazer exercícios. Certamente, vale muito a pena estar em movimento, não importa a idade!

Deixe um comentário