O agachamento é um exercício excelente, quando feito corretamente. Ele ajuda a fortalecer pernas, abdômen e traz diversos benefícios. Por isso, o movimento faz parte de muitos tipos de treinos. O agachamento está presente na ginástica, nos treinos de HIIT e até mesmo no Cross Training. Entretanto, mesmo quem ainda está começando a se exercitar também pode fazer o exercício. Basta saber quais são os melhores agachamentos para iniciantes.
Existem muitos benefícios para quem acrescenta os agachamentos nos treinos. Inclusive, engane-se quem pensa que o exercício só contribui para fortalecer as pernas. Além disso, os agachamentos são ótimos para tonificar glúteos, eliminar celulites, aumentar a resistência muscular. E, o principal, mesmo os agachamentos para iniciantes são ótimos para queimar muitas calorias.
Entretanto, não existe fórmula mágica! Então, fazer 100 ou 200 agachamentos por dia não vai fazer milagres em seu corpo. O ideal é conversar com um profissional de educação física para se orientar. Dessa forma, dá para saber exatamente quantos agachamentos se deve fazer diariamente. Ainda assim, o movimento é indispensável para quem pretende deixar as pernas mais durinhas.
Por isso, se você ainda é iniciante, mas já deseja incluir esse exercício super completo em seus treinos, saiba que é possível. Veja abaixo 3 opções incríveis de agachamento para quem é iniciante!
Agachamento para iniciantes – Simples
A primeira opção de agachamento para iniciantes é a versão simples. Então, você pode utilizar uma cadeira bem firme e o movimento vai consistir em simular o movimento de sentar na cadeira. Sendo assim, ainda sentado, você precisará manter os pés abertos na largura do quadril.
Então, estique os braços a frente do corpo, mantenha a coluna ereta e levante. Depois faça o movimento para sentar-se. Se você ainda está se acostumando com o movimento, o ideal é sentar e levantar até ter mais segurança. Posteriormente, será natural fazer o movimento de quase se sentar lá atrás na cadeira e já levantar.
Agachamento sumô
O agachamento sumô se assemelha bastante à versão mais simples do exercício. Entretanto, ele aumenta a amplitude do agachamento. Isso porque para fazer o movimento é preciso manter os pés bastante afastados um do outro. Dessa forma, com as pernas distantes e as pontas do pés apontando para fora se faz o movimento de subir e levantar. A principal vantagem desse tipo de agachamento é que se trabalha mais a parte interna da coxa.
Agachamento afundo
O afundo é também uma variação do agachamento. Assim como a versão simples, ele traz ótimos resultados. A principal diferença desses tipos de agachamento, é que o afundo é um movimento que se concentra principalmente em uma perna.
Então, para fazer o afundo é preciso dar um passo a frente do corpo flexionando o joelho, de modo que se forme um “quadrado” entre perna e chão. a outra perna fica a atrás e o movimento consiste em descer o quadril, com a coluna sempre ereta e depois retornar a mesma posição.
Dica bônus – Preste atenção no movimento
Ao fazer agachamento, você deve se concentrar em executar o movimento corretamente. Então, as costas sempre devem estar eretas. Além disso, é preciso ter atenção aos joelhos, que devem se manter bem paradinhos, e nunca para frente. Outro ponto fundamental é manter as pontinhas dos pés levemente para fora. Esses detalhes de postura fazem toda diferença na hora de fazer agachamentos.
Então, mesmo que você faça os agachamentos para iniciantes, saiba que se fizer o movimento corretamente, os resultados serão maravilhosos. Até porque quando se fala de agachamento, o melhor é focar na qualidade do movimento e não apenas na quantidade. Por isso, 30 agachamentos bem feitos valem bem mais do que 100 mal feitos!
Além disso, quando você avançar de nível, é possível acrescentar elásticos para malhar como a super band, para potencializar ainda mais seus treinos. Dessa forma, o fortalecimento da região será mais efetivo!