Pessoas que sofrem lesões ou possuem algum tipo de dificuldade de mobilidade, normalmente, buscam a fisioterapia como forma de reabilitação. Na fisioterapia se trabalha com o fortalecimento muscular, aumento de mobilidade e também o melhor condicionamento físico. Alguns acessórios são utilizados nesse processo, um dos mais populares é a mini bicicleta ergométrica, que possibilita um trabalho completo envolvendo a reabilitação e condicionamento.
Algumas características são fundamentais na hora de escolher uma bicicleta para fisioterapia, especialmente, para pessoas que precisam recuperar o movimento.
Quem tem limitações na mobilidade também pode ter dificuldades ao ter o primeiro contato com a bicicleta para fisioterapia. Porém, ao fazer a escolha certa, a bicicleta pode trazer muitos benefícios para a recuperação. Nesse post, selecionamos quais são os melhores tipos de bicicleta para fisioterapia, confira!
Mini Bike Ergométrica Portátil
A mini bicicleta ergométrica portátil é uma opção simples, prática e com ótima relação de custo benefício. A mini bike pode ser usada com a pessoa sentada e de forma moderada para a estimulação dos músculos através do movimento.
Além disso, esse tipo de bike é muito leve e fácil de ser transportada. O que possibilita realizar os exercícios em qualquer lugar e em qualquer hora. O bicicleta portátil possui um mecanismo para regulagem de tensão. Então, as cargas podem ser leves, moderadas ou mais intensas.
Mini Bicicleta Com Simulador
A mini bike com simulador também é uma excelente opção para realizar exercícios de reabilitação. Ela pode ser usada para trabalhar os movimentos do braço e também da perna.
Além disso, o simulador monitora dados importantes como o tempo de exercício e também o gasto calórico. Então, essa é uma ótima opção tanto para quem busca reabilitação de movimentos, tanto para quem precisa fazer uma atividade física moderada para melhora do condicionamento físico.
Mini Bike Dobrável
Assim como a mini bike portátil, essa mini bike também é uma opção simples e muito funcional para pessoas que buscam se movimentar em casa mesmo, seja em busca de um melhor condicionamento ou com finalidade de reabilitação.
A maior vantagem dessa bicicleta é que ela é dobrável. Portanto, é bastante fácil guardá-la em qualquer local. Além disso, a mini bike portátil também é útil para fortalecer braços e pernas.
Então, ela serve para qualquer local de forma segura e confortável. Essa é uma boa opção para idosos que procuram se manter em movimento também.
Como Usar a Mini Bike Portátil?
A mini bike portátil é boa para qualquer local. Tanto para trabalhar movimentos dos braços, quanto das pernas. Ao mesmo tempo que trabalha com os músculos, a mini bike também trabalha com o sistema cardiovascular. Então, ela também é benéfica para redução do colesterol, diabetes e outras doenças do tipo.
Para exercitar as pernas, basta acomodar a bicicleta no chão, de forma segura e sentar-se confortavelmente. Para os braços, a mini bike precisa estar em uma superfície plana, como uma mesa. É fundamental fazer um aquecimento curto antes de se exercitar.
Para que Serve a Bicicleta na Fisioterapia?
A principal finalidade da bicicleta na reabilitação é tonificar e fortalecer os músculos através da resistência da bike e do movimento de pedalar ou de mexer os braços. Então, aos poucos os músculos vão se adaptando e fortalecendo, o que promove uma boa reabilitação para o paciente.
Bicicleta Ergométrica Emagrece?
O exercício na bicicleta ergométrica garante a queima de calorias. Caso também siga uma dieta, o exercício pode contribuir para o emagrecimento sim. A mini bike serve para o exercícios leves e moderados. Mas de forma mais progressiva, também ajuda no processo de emagrecimento. Especialmente, em pessoas que só podem fazer atividades moderadas.