beneficios-do-yoga
Categories:

Benefícios do Yoga – Treine Corpo, Mente e Respiração

O Yoga é uma prática muito antiga. Ela atravessa os anos, sempre provando o quanto é impactante para as pessoas. Isso porque a prática é completa, envolve corpo e mente. Os benefícios do Yoga são múltiplos. Principalmente, a melhoria na qualidade de vida.

Além disso, essa é uma prática extremamente acessível. Qualquer pessoa pode praticar Yoga, desde crianças até idosos. Nesse post, vamos contar porque o Yoga transcende a classificação de atividade física. Confira!

Yoga – Atividade Para o Corpo e Mente

A realização de qualquer atividade física exige que a mente também se mantenha sempre ativa. Especialmente,  para a realização dos movimentos. Porém, no Yoga esse trabalho é muito mais intenso.

Então, durante toda a prática fica muito claro, o quanto a mente está no controle do corpo. Além disso, percebe-se como é possível ficar em posturas distintas, mesmo as complexas. Entretanto, sua concentração precisa estar focada na prática.

beneficios-yoga

Pode-se demorar uns até uns três meses para que haja essa sincronia entre corpo e mente. Então, demora para superar as diversas limitações postas pela mente, aprender coordenar corpo e respiração.

Entretanto, uma vez que se chega nesse lugar é possível desfrutar todos os benefícios do Yoga. Por isso, dá para aproveitar a sincronização de corpo e mente, na atividade completa.

Então, quem busca encontrar a Iluminação da Consciência pode traçar seu caminho através da prática do Yoga. Inclusive, um aspecto super interessante é que existem diversas formas de se praticar a atividade. E todas elas apresentam o mesmo objetivo: o despertar da consciência.

Quais são os Benefícios do Yoga?

A principal vantagem de praticar Yoga é trabalhar corpo e mente em uma mesma atividade. Através deste trabalho, surgem outros benefícios maravilhosos:

columpio-yoga

  • Melhora da Concentração

Ao realizar as posturas do Yoga é preciso manter a concentração total nesses movimentos. Por isso é preciso  manter a mente livre de outros pensamentos. É importante lembrar que chegar nessa mente livre é fruto de um trabalho contínuo. Com isso, ao longo da vida há melhorias significativas na memória. Também, na capacidade de concentração em outras atividades cotidianas.

  • Melhora da Flexibilidade

Através da prática das posturas é possível ter um ganho significativo na flexibilidade. O corpo passa a se concentrar melhor em uma postura e através desse trabalho frequente com a prática, a flexibilidade aumenta progressivamente.

  • Benefícios do Yoga – Redução de dores

Justamente por conta do trabalho bastante físico, que traz posturas variadas, incluindo diversos alongamentos, há uma redução das dores nas costas, nas articulações e até mesmo dores de cabeça.

  • Benefícios do Yoga – Melhora do sono

O Yoga traz bastante relaxamento, sensação de bem estar e tranquilidade. Então, isso já seria bem suficiente para melhor o sono. Porém, além desses aspectos, a prática também proporciona o aumento de melatonina, hormônio que regula o sono.

  • Diminuição da Ansiedade

O Yoga trabalha com a paciência e uma jornada ampla de autoconhecimento. Então, isso faz com que tenha uma redução significativa do estresse da ansiedade .

  • Aumento do Autoconhecimento

O autoconhecimento é importante para todas as pessoas, no Yoga a combinação de posturas algumas vezes complexas, associadas à capacidade de concentração total, contribuem para o autoconhecimento tanto do próprio corpo quanto da mente.

  • Fortalecimento Muscular

Além de melhorar o condicionamento físico de forma geral, o Yoga também contribui para o fortalecimento muscular. Através das posturas, é possível alcançar uma definição muscular e também o emagrecimento.

  • Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Como o exercício tem um trabalho de relaxamento bastante intenso, ele melhora a oxigenação das células e também o fluxo de sangue. Dessa forma, o relaxamento é maior, o estresse diminui e com isso há a prevenção das doenças cardiovasculares.

  • Benefícios do Yoga – Melhorias na respiração

O Yoga trabalha com técnicas de respiração para diferentes finalidades. Por isso, a respiração passa a ser mais consciente. Então, desfruta-se de benefícios como alívio da ansiedade e maior relaxamento.

Todas essas vantagens são conquistados a partir da prática frequente do Yoga. Os benefícios são muitos justamente por conta do trabalho completo entre corpo, mente e controle da respiração. Então, esses três aspectos trazem o aumento da qualidade de vida e também uma maior sensação de bem estar.

Deixe um comentário