Emagrecer é um processo que se baseia em um cálculo simples. Então, basicamente, o processo saudável de emagrecimento se associa à quantas calorias são ingeridas por dia versus quantas calorias são gastas. Entretanto, mesmo sendo algo simples, emagrecer exige bastante foco. Por isso, para emagrecer progressivamente e de forma saudável é preciso ter em mente o déficit calórico. Se você já ouviu essa expressão por aí, mas ainda não entendeu o que é, confira os principais pontos do assunto!
Todo mundo sabe que para emagrecer é preciso se entregar a uma mudança de hábitos. O primeiro ponto é fazer uma dieta. O segundo é incorporar exercícios físicos na rotina. Porém, se mesmo comendo de forma equilibrada e se exercitando, você não emagrece é porque tem algo errado!
Certamente, é extremamente necessário ter um acompanhamento médico durante o processo de emagrecimento. Além disso, a dieta também tem que se basear em seu estilo de vida. Mas se você já segue a risca as instruções e ainda não viu os resultados, seu problema provavelmente é o déficit calórico. Então, vamos te explicar exatamente o que é isso e porque é importante ficar de olho nesse tema ao tentar emagrecer, veja!
O que é déficit calórico?
O déficit calórico é um cálculo básico sobre as calorias que se ingere. Então, nada mais é do que ingerir menos calorias do que se gasta. O consumo de calorias deve se associar ao tanto de energia que se gasta ao longo do dia. Por isso, existe o termo balanço energético.
Sendo assim, falando de forma simples, quem consome mais calorias do que gasta, ganha peso. Por outro lado quem consome menos calorias do que gasta, perde peso. Também, dá para equilibrar o quanto se consome e se gasta, nesse caso o peso se mantém estável.
Então, quem quer perder peso, precisa consumir menos calorias do que se gasta. Por isso, quem faz exercícios físicos e dieta tem possibilidade de emagrecer mais rápido e de forma saudável.
Por que é difícil emagrecer mesmo com dieta e exercícios?
O que muitas pessoas não sabem é que para que o déficit calórico seja efetivo é necessário manter o foco. Então, mesmo mantendo uma rotina saudável, com exercícios e alimentação equilibrada, você pode ficar sem perder peso. O erro está justamente nos deslizes, quase imperceptíveis.
Por isso, se você faz tudo certinho durante a semana, mas no final de semana abre várias exceções, o déficit calórico não existirá. Porque mesmo controlando a ingestão e queimando calorias nos exercícios, em um só dia você pode por tudo a perder! As refeições altamente calóricas são capazes de levar uma semana inteira de dietas por água abaixo.
Então, o emagrecimento não é efetivo. Por isso, se você quer emagrecer de verdade, as exceções devem ser muito pontuais. Por exemplo, se for comer um doce, diminua o carboidrato. Faça escolhas conscientes em todos os dias da semana. Dessa forma, o déficit calórico vai ser realmente efetivo para o emagrecimento.
Quantas calorias precisa gastar para perder peso?
Para se ter uma noção da conta, basta dizer que para emagrecer apenas um quilo é preciso eliminar 7 mil kcal. Então, se em uma dieta equilibrada o ideal é ingerir 2 mil kcal, fica claro que para emagrecer um quilo em uma semana, é preciso ter o déficit calórico de 7 mil kcal. Por serem muitas calorias, o melhor é perder peso progressivamente. Então, quem ingere menos de 2 mil kcal por dia pode fazer mais exercícios para aumentar o déficit.
Quantos quilos dá para perder em uma semana?
Apesar de existirem milhares de dietas milagrosas, que prometem perder 5kg em uma semana, esse tipo de emagrecimento não é saudável. Além disso, a chance de engordar tudo de novo e cair no efeito sanfona é muito grande! Por isso, o normal é emagrecer entre 500g e 1kg ao longo de uma semana. Então, antes de fazer as dietas radicais pense bem. Perder peso as poucos de forma saudável é o melhor caminho.
Leia também: Jejum Intermitente – Conheça os Benefícios da Prática