ginastica-em-casa
Categories:

Ginástica em Casa – 5 passos para Inserir o hábito

Fazer exercícios em casa tem uma série de vantagens.  Ao mesmo tempo o sofá e a televisão para competir sua atenção. Porém, dá para fazer ginástica em casa sim e tudo que você vai precisar é de um pouquinho de determinação. Entretanto, fizemos uma lista com 5 passos a seguir para pelo menos inserir o hábito em sua rotina. Claro que não é fácil, mas com força de vontade e com essas dicas, você vai conseguir se exercitar em casa mesmo, confira!

Fazer ginástica em casa é um hábito ótimo, especialmente, em tempos de pandemia. Afinal, nem todo mundo se sente seguro para frequentar as academias. Porém, isso não deve ser uma desculpa para cair no sedentarismo. Até porque ficar parado traz diversos malefícios para o corpo e também para a mente. A falta de exercícios pode implicar no aumento dos níveis de estresse e ansiedade.

Então, se você tem a oportunidade de fazer exercícios em casa aproveite muito. Dessa forma, você desfrutará de todos os benefícios da atividade física. Além disso, terá mais bem estar e disposição para encarar a rotina. Por isso, selecionamos passo a passo o que você deve fazer para inserir esse hábito em sua rotina, veja:

Escolha o melhor horário para fazer ginástica em casa

As vezes você tem muitas tarefas pela manhã ou acorda muito cedo para trabalhar. O contrário também acontece, tem gente que a noite só quer descansar. Por isso, o primeiro passo que você deve seguir para criar o hábito de se exercitar é escolher o melhor horário.

Então, nada de nadar contra a corrente! Se você tem mais ânimo a noite, separe alguns minutos para treinar nesse período. Por outro lado, se de manhã você tem mais disposição, dedique uns minutos para o exercício.

Escolher o melhor horário de acordo com seu gosto te dará mais vontade para fazer os exercícios. Além disso, você irá se exercitar com muito mais prazer. Então, invés de perder tempo se forçando a fazer algo que não convém, escolha com carinho o melhor horário.

Use roupas confortáveis e apropriadas

Se você vai fazer ginástica em casa, se troque! Dê preferência para roupas confortáveis e que sejam feitas para os exercícios. Além de trazer mais conforto e segurança para a prática, o vestuário adequado também ajudará sua mente a entender que naquele momento irá fazer algo diferente.

Então, é mais ou menos o mesmo efeito de tirar o pijama e colocar roupa de trabalho, mesmo que você esteja em home office. O ritual de mudar de roupa é um incentivo extra para fazer ginástica em casa!

Tenha acessórios para ginástica em casa

Alguns acessórios podem complementar perfeitamente sua prática de exercícios em casa. Para ginástica, as principais opções de acessórios são os elásticos para malhar e o tapete para exercícios.

Com esses dois tipos de acessórios, você já consegue realizar um treino super completo em casa mesmo. Além disso, esses dois acessórios são baratos e muito compactos. Então, é possível guardá-los em qualquer lugar e sempre tê-los ao seu dispor.

Avalie seu tempo disponível

Outro ponto super importante para incorporar esse hábito na rotina é ser realista. Por isso, é necessário avaliar por quanto tempo do seu dia você poderá se exercitar. Saber dessa informação é super importante para estabelecer sua rotina de ginástica em casa.

Isso porque se você tem um dia bastante corrido, terá que adaptar a prática de atividades físicas para essa realidade. Até porque é melhor você se dedicar inteiramente ao exercício mesmo que seja por 15 minutos, do que não fazer nada porque não pode comprometer uma hora do dia.

Tenha orientação profissional

Por último, uma boa dica é ter orientação profissional para realizar a prática de exercícios. O profissional de educação física sabe orientar a melhor forma possível para realizar exercícios, mesmo que em casa. Então, se você puder contrate um personal trainer, mesmo que online.

Caso essa não seja uma realidade para você, procure acompanhar pelas redes sociais profissionais de educação física que transmitem seus treinos. Com certeza, vai te dar o estímulo e a base necessária para começar!

Apesar das dicas, lembre-se que inserir um hábito na rotina é a parte mais fácil. Difícil mesmo é manter o hábito por um certo tempo. Por isso, tenha paciência e não desista! Aos poucos, você perceberá o quanto a ginástica em casa te faz bem!

Deixe um comentário