faixa-elastica-para-fisioterapia
Categories:

Faixa elástica para fisioterapia – Descubra qual é a opção ideal

Alguns acessórios incrementam os exercícios de reabilitação e força durante o processo fisioterapêutico. A faixa elástica para fisioterapia é um desses equipamentos. Ela contribui para o aumento de força e resistência muscular. Porém, como existem muitos tipos de faixas e elásticos para exercícios, o ideal é escolher o modelo certo para reabilitação. Tanto em termos de resistência, quanto de formato e até mesmo espessura. Por isso, neste post, vamos contar qual é a opção ideal de faixa elástica para fisioterapia. Confira!

No mercado fitness, há diversos tipos de acessórios, entre eles as faixas e bandas elásticas para malhar. Cada uma delas serve para um tipo de objetivo. Mas o que todas as faixas e elásticos para treino têm em comum é que servem para o desenvolvimento de força e resistência dos músculos de diferentes partes do corpo.

A melhor caracterítisca das faixas elásticas para treino é que elas trazem ótimos resultados. Por isso, acabam sendo incorporadas em muitos exercícios de reabilitação. Afinal, através dos movimentos repetitivos, a tensão da faixa estimula toda musculatura a desenvolver mais força e se recuperar de lesões, por exemplo.

Mas para ter sucesso no tratamento, é preciso ter a faixa elástica para fisioterapia correta. Isso porque alguns tipos de faixa são muito intensas e pesadas. Por isso acabam não servindo para pessoas que precisam de intensidades baixas e moderadas. Então, abaixo contamos qual é a melhor faixa elástica para fisioterapia, veja:

Qual é a melhor faixa elástica para fisioterapia?

Normalmente, a melhor faixa elástica para fisioterapia e reabilitação é a thera band. Esse tipo de elástico para malhar tem formato de faixa e largura propícia para usar a faixa tanto nos grupos musculares superiores, quanto nos grupos musculares inferiores.

Além disso, a thera band tem uma elásticidade moderada. Por isso, ela estimula os músculos na medida certa, sem sobrecarregar ou exigir muito esforço. Por isso a thera band constuma ser a melhor opção de elástico para exercício.

Outro ponto positivo da thera band, é que por não ter formato circular, ela traz uma versatilidade de exercícios muito maior para todo o corpo. Dessa forma, ela pode fazer parte de exercícios de recuperação para mãos, braços, pernas, pés.

A thera band também é a faixa elástica ideal para exercícios de alongamento. Ela apoia bem os pés, sendo ótima para alongar toda extensão das pernas. Esse é mais um dos motivos que a faz ser uma das melhores opções para a fisioterapia. Afinal, em muitos tratamentos de recuperação os alongamentos são essenciais.

Intensidades da faixa elástica para fisioterapia

A thera band também tem um diferencial: sua espessura sempre é moderada. Por isso, mesmo na intensidade mais forte, ela não é pesada demais. Sendo assim, ela pode fazer parte de exercícios de pessoas com diferentes limitações.

Então, para entender melhor, a espessura do elástico é o que determina a intensidade ou nível da thera band. Normalmente, os níveis são leve, médio e forte e cada uma delas tem uma cor diferente.

Mini band para fisioterapia

Outro tipo de faixa elástica boa para reabilitação é a mini band. Especialmente, para trabalhar a recuperação muscular dos braços e das pernas. O formato circular e o diâmetro das mini bands são ótimos para fortalecer os músculos dessas regiões colaborando durante o processo de reabilitação dos músculos e articulações.

Exercícios de fisioterapia com super band

Além da thera band e da mini band, um outro elástico de exercícios que faz parte da fisioterapia é a super band. Apesar de muita gente achar que não, a super band também pode fazer parte de exercícios de recuperação. Porém é preciso escolher a intensidade correta. Afinal, elásticos muito pesados podem comprometer a recuperação.

Por isso, o mais importante antes de incorporar um elástico ou qualquer outro acessório fitnesse na fisioterapia, é receber as orientações devidas de um profissional da saúde.

Leia também: Bicicleta ergométrica para idosos – Saiba qual é o melhor tipo

Deixe um comentário