Seja mulher ou homem, se tem uma parte do corpo que todo mundo que exercitar é o abdômen. Enquanto alguns querem chegar no tão desejado tanquinho, outros querem apenas perder o acúmulo de gorduras dessa região. Porém, muito além da questão estética, malhar o abdômen traz muitos outros benefícios, como uma melhoria postural e o alívio de diversas dores nas costas. Por isso, muitos Exercícios para Abdômen também servem para tratamento das patologias da colunas.
Então, seja por estética ou não, fazer exercícios para o abdômen é fundamental para manter a saúde em dia. Por isso, nesse post, vamos mostrar sete exercícios diferentes, que podem ser feitos para trabalhar a região do abdômen. Todos eles são excelentes para fortalecer muito toda a musculatura dessa região. Veja!
Exercício Para o Abdômen – Prancha
Esse é um exercício super completo que trabalha toda a postura e também fortalece bastante os músculos do abdômen. Para fazer a prancha abdominal, é preciso deitar no chão de barriga para baixo, apoiando apenas as pontas dos pés e os antebraços.
Então, levante todo o peso do seu corpo, de forma que a coluna fique reta e a barriga contraída. Apenas as pontas dos pés e os antebraços podem se apoiar no chão, mas a verdadeira sustentação do peso vem da força do abdômen.
Por isso esse exercício é tão poderoso para a definição muscular dessa região. Lembre-se de ficar pelo menos 20 segundos na prancha para sentir os efeitos do fortalecimento.
Abdominal com Elevação de Perna
Esse abdominal também é um exercício ótimo para fortalecimento muscular da região. Esse também é um tipo de exercício de isometria, assim como a prancha, mas seu resultado é garantido, desde que seja feito corretamente.
Para realizar esse exercício, deite-se no chão, levante as pernas de forma que elas se mantenham esticadas. Depois levante o tronco com os braços esticados na mesma direção das pernas e mantenha essa posição por 45 segundos divididos em três séries de 15 segundos.
Abdominal Lateral
O abdominal lateral é incorporado nos treinos por trabalhar justamente com os músculos oblíquos, aqueles que ficam na lateral do abdômen. Para realizar esse exercício, você pode se deitar de lado no chão, o braço que fica no chão deve ficar esticado para frente.
O outro braço é dobrado e apoiado atrás da cabeça, para ajudar no movimento. Enquanto isso, as duas pernas ficam dobradas lateralmente. O movimento consiste em levantar o tronco em direção às pernas, “esmagando” a lateral do abdômen. Esse exercício deve ser feito dos dois lados, em pelo menos 3 séries de 10 abdominais.
Abdominal em V
Esse tipo de abdominal é mais semelhante à versão clássica, porém ele tem um grau de dificuldade a mais por conta da posição das pernas. Para fazer esse exercício, é preciso deitar no chão com as pernas dobradas, formando um ângulo de 90 graus.
Então, sem encostar os pés no chão, levante o tronco como no abdominal tradicional. Uma boa dica é fazer esse exercício de forma lenta, para que a musculatura se esforce ainda mais, trazendo melhores resultados.
Abdominal Bicicleta
Assim como o nome diz, nesse exercício se associa ao movimento de pedalar com o abdominal. Então, deite-se e mantenha as pernas dobradas sem encostar no chão, de modo que elas formem um quadradinho.
Posteriormente, faça o movimento de pedalada, levantando o tronco em direção a perna que está pedalando. Esse exercício é um abdominal um pouquinho mais difícil, mas que vale muito a pena!
Ponte Elevação de Quadril
O exercício ponte faz parte de práticas como o Pilates e também é um tipo de exercício para o fortalecimento do abdômen. Apesar de ser bem diferente dos outros, a ponte também é muito eficiente para a definição da região.
Para fazer a ponte, deite-se com o corpo apoiado no chão e as penas dobradas, formando um V invertido. Os pés devem encostar totalmente no chão e os braços ficam posicionados na lateral do corpo.
Então, faça a elevação de quadril, com o abdômen totalmente contraído. Esse exercício também pode ser feito em séries, por exemplo, 3 séries de 12 elevações.
Abdominal Infra
Esse exercício é bastante completo também, trabalha a musculatura do reto abdominal, piramidais, oblíquos, transversos. Para fazê-lo deite-se no chão com o corpo totalmente reto e apoiado, a barriga fica virada para cima.
Então, o movimento consiste em erguer as pernas simultaneamente, fazendo força apenas na região da barriga. Depois as pernas devem descer lentamente até que os pés toquem no chão.
Quantos Abdominais por Dia Para Definir a Barriga?
Não existe uma resposta pronta e universal para essa pergunta. Mas em média, uma pessoa que treina pode incorporar o exercício de abdominal, ao menos 2 vezes na semana, contemplando três séries de quinze movimentos.
Porém, o mais seguro é consultar um profissional de educação física para que ele possa dar as orientações devidamente.
Qual a Função do Abdominal?
O abdominal serve principalmente para fortalecer toda a musculatura do abdômen. Os resultados desse fortalecimento trazem uma melhoria da postura, evitando as patologias da coluna. Além disso, o abdômen fortalecido traz uma maior estabilização do tronco.
Quais são os Melhores Exercícios para Abdômen?
Não existe um tipo melhor comparado aos outros, todos ajudam a fortalecer a musculatura do abdômen. Na lista acima colocamos opções de exercícios muito eficientes, que a longo prazo trazem resultados excelentes no fortalecimento muscular do abdômen.