exercicios-com-bola-suica
Categories:

5 Exercícios com Bola Suíça Muito Fáceis de Fazer!

A bola suíça ou bola de pilates é um dos acessórios fitness essenciais. Com ela é possível realizar exercícios para diferentes finalidades. Os exercícios com bola suíça servem para alongamento e fortalecimento muscular. Além disso, a bola também é ótima para trabalhar a coordenação e o equilíbrio. Nesse post, vamos falar sobre 5 exercícios com a bola. As opções são super simples, confira!

A bola suíça é um acessório maravilhoso! Especialmente, para pessoas que apresentam alguns tipos de patologias na coluna. O acessório faz parte dos treinos de pilates, yoga e funcional. Isso já mostra o tamanho da versatilidade da bola.

bola-suiça-yangfit

Além disso, a bola suíça ou bola de pilates também faz parte de programas de fisioterapia e reabilitação. Ela é uma grande aliada do fortalecimento muscular. Isso porque há um esforço dos músculos ao buscar equilíbrio. A bola provoca uma instabilidade interessante que estimula ainda mais o fortalecimento.

Entretanto, é preciso escolher o tamanho correto para ter o melhor aproveitamento do acessório. Então, escolha a bola de acordo com as medidas da sua altura. Com o tamanho correto da bola, o exercício trará ótimos benefícios. Veja 5 opções fáceis de exercícios com a bola de pilates:

Exercício para Musculatura Posterior da Coluna

Esse exercício é uma excelente opção para quem sente dores na região lombar. Então, para realizá-lo basta apoiar a região do abdômen e da pelve na bola. Além disso, mantenha a ponta dos dos pés apoiada no chão.

Apoie as mãos atrás da cabeça como no abdominal, para fazer o movimento de extensão (crescer) e descer a cabeça em direção ao chão. Ao fazer esse movimento, a musculatura se fortalece, o que previne muitas dores.

Fortalecimento abdominal

Esse exercício consiste apenas no movimento de dobrar e esticar a perna. Entretanto, é preciso deitar no chão apoiando toda extensão das costas e os braços.

Então, abrace a bola suíça com as pernas. Em seguida faça o movimento de dobrar as pernas em 90 graus e estique. Esse exercício vai exigir muita força do abdômen. Por isso, ele fortalece a musculatura dessa região.

Alongamento dos paravertebrais

Esse alongamento também ajuda bastante quem sente desconforto nas costas. Então, para executar o exercício, é necessário sentar nos calcanhares. Posteriormente, apoie as duas mãos na bola e mantenha a postura ereta.

Com a ajuda das mãos mova a bola para frente e volte o movimento desenrolando o corpo. A bola dá sustentação para o alongamento.

Ponte de quadril com bola suíça

Nesse exercício trabalha-se a mobilidade da coluna. Deite com as costas, cabeça e braços apoiados no chão. Apoie os dois pés na bola, encostando totalmente.

Então, faça o movimento de empurrar a bola com os pés. Além disso, eleve o quadril e volte. Apesar de parecer difícil, a realização do movimento é simples. Entretanto, o segredo é manter o abdômen bem contraído durante todo movimento.

Mobilização da coluna – Mermaid

Enquanto uma das pernas fica dobrada como em borboleta, a outra fica dobrada para trás, formando um quadradinho. Então, posicione a bola na lateral do corpo e apoie uma das mãos nela.

Para realizar o movimento de mobilização, incline a mão oposta (que não está apoiada) em direção a bola e sobre a cabeça. Esse movimento alonga toda a extensão lateral. Por isso, lembre-se de alternar o lado.

Benefícios dos Exercícios com Bola Suíça

Esses são apenas alguns exemplos, entre as dezenas de exercícios com bola suíça. Além disso, esses movimentos são ótimos para quem busca opções simples de se exercitar. Além disso, através deles se desfruta todos os benefícios do acessório como:

  • Fortalecimento do tônus muscular
  • Alongamento
  • Mobilidade
  • Coordenação
  • Equilíbrio
  • Flexibilidade
  • Correção posturalPor isso, a bola suíça é uma das opções coringas dos acessórios fitness. Então, aproveite todos os benefícios do acessório! Na Yangfit, você encontra os principais tamanhos e cores da bola suíça para pilates.

Deixe um comentário