Além do impacto enorme, a pandemia do Covid-19 também forçou uma mudança de hábito. Então, com o vírus circulando por aí, medidas de segurança, como uso da máscara se tornaram até mesmo obrigatórios. A maioria dos estados brasileiros já permitiu a reabertura das academias. Entretanto, o acessório e o distanciamento são necessários. Além disso, médicos e especialistas recomendam fazer exercício físico de máscara. Então, mesmo que seja em lugar aberto, o acessório é indispensável. Selecionamos 10 dicas para realizar exercício físico com máscara, por conta da mudança repentina, confira!
Nunca é fácil incorporar um hábito à rotina. Entretanto, quando se lida com a maior crise sanitária do século, todo mundo deve fazer uma forcinha extra. Então, um dos principais hábitos dessa época de pandemia é o uso obrigatório das máscaras de proteção. Praticamente em todos lugares é preciso usar o acessório para proteger a si mesmo e aos outros.
Mas quando se fala em atividade física, muita gente fica com o pé atrás. Afinal, fazer exercício físico de máscara é prejudicial à saúde? De acordo com médicos e especialistas, a resposta é não. A máscara é necessária e traz proteção durante a atividade física. Então, seja na academia ou em um parque ao ar livre, o acessório deve fazer parte do kit treino de 2020.
Por isso, nesse post, selecionamos algumas dicas sobre o uso da máscara durante a atividade física. Veja como aproveitar a malhação com segurança, ao fazer exercício de máscara.
Já saia de casa com a máscara
É muito importante sair de casa já de máscara. Mesmo que seu deslocamento seja feito de carro, você pode se esquecer de colocar o acessório ao chegar na academia. Além disso, até esse momento, você pode ter contato com outras pessoas. Por isso, o ideal é colocar a máscara antes mesmo de sair de casa.
Exercício físico de máscara – Supere o desconforto
Ao fazer exercício físico de máscara, o corpo se esforça um pouco mais. Afinal, o esforço exige mais ar no pulmão e a máscara traz uma certa resistência. Porém, o impacto dessa resistência ao respirar é apenas o desconforto. Usar o acessório não prejudica a saúde ou o desempenho ao se exercitar. Apenas é desconfortável, pois a máscara dificulta um pouco o ciclo da respiração. Então, uma boa dica é superar esse desconforto. Tenha em mente que é uma questão de hábito.
O calor é menor do que você pensa
Muita gente reclama do calor que a máscara provoca na região do rosto. Entretanto, não vale a pena se apegar a esse critério. Afinal, a temperatura sobre apenas cerca de 1ºC durante o uso da máscara. Então, a sensação de desconforto vai se reforçar. Mas na prática o calor não estará muito maior que o normal.
Faça respirações mais longas e profundas
Uma boa dica para fazer exercício físico de máscara é priorizar as respirações longas e profundas. Então, ao fazer essas inspirações e expirações profundas, o desconforto de usar máscara diminui. O contrário acontece quando se realiza as respirações curtas e rápidas.
Estabeleça pausas maiores durante os exercícios
Por conta do desconforto que o corpo sente, alguns exercícios terão um grau mais elevado de dificuldade. Especialmente, os exercícios de musculação, onde as cargas são mais elevadas. Então, uma dica para amenizar o desconforto é estabelecer pausas mais longa entre as séries.
Aumento da frequência cardíaca
Além do esforço durante o exercício, a máscara também provoca um trabalho mais intenso da musculatura respiratória. Com isso, gasta-se mais energia e o corpo circula mais sangue. Então, consequentemente, a frequência cardíaca acaba aumentando. Esse processo é natural. Por isso, não é preciso se assustar!
Exercício físico de máscara – Evite N95
A máscara N95 é mais grossa. Então, ela deixa o desconforto de usar máscara mais acentuado. Por isso, é melhor evitar esse tipo de máscara para realização de atividades físicas. Embora ela seja excelente para proteção, não é a melhor opção para fazer exercícios.
Opte pelas máscaras para exercícios
Existem máscaras especializadas para a realização de exercícios físicos e praticar esporte. Normalmente, essas máscaras são feitas em tecido dry fit. Isso faz com que a máscara proteja e não prejudique o desempenho. Por isso, essa é uma excelente forma de se adaptar ao uso das máscaras durante os exercícios.
Preste atenção nos sinais
É claro que é preciso ficar atento também aos sinais do corpo. Afinal, fazer exercícios com máscara traz desconforto e não é um hábito. Por isso, caso sinta algum desconforto durante algum movimento, pare o exercício. Se necessário consulte um médico!
Foque no hábito!
Por fim, fazer exercício físico com máscara é um hábito. Por isso, é algo que é preciso se acostumar aos poucos. Então, focar na incorporação do uso de máscara como um hábito é a melhor forma de tornar esse uso algo natural.
Caso você ainda não esteja confortável para ir às academias, uma boa opção é treinar em casa. Dessa forma, o uso da máscara é dispensável. Afinal, você não entrará em contato com outras pessoas. Encontre na Yangfit diversos acessórios fitness para turbinar seus treinos em casa!