Se você se exercita usando seu peso corporal, já está no caminho certo. Porém, se seu objetivo é ter um corpo mais musculoso e com mais definição, o ideal é se exercitar com carga. Isso porque os músculos se desenvolvem apenas quando há carga nos movimentos que demanda esforço. Então, há várias formas de incluir essa carga: halteres, anilhas e caneleiras são alguns exemplos. Mas há também um forma mais criativa e simples por peso, basta apostar no elástico de treino. É sobre esse acessório que vamos falar a seguir, confira!
O elástico de treino pode ser uma super band, uma mini band, uma thera band… Enfim, existem muitos tipos de elásticos para malhar. O importante é que esse acessório tem uma resistência que faz com que o corpo se esforce muito mais na hora de fazer os movimentos. Sendo assim, exercícios clássicos se tornam muito mais potentes quando se acrescenta o elástico de treino. Veja algumas dicas para potencializar o acessório em seu treino:
Exercícios clássicos com elástico
Uma forma de potencializar os exercícios e elevar seu desempenho é acrescentar o elástico nos exercícios clássicos. Provavelmente, você já faz agachamentos, exercício afundo, flexões, certo? Nesse caso, você pode incorporar o elástico durante esses movimentos. O acessório deixa o exercício mais difícil por conta da resistência do elástico. Essa carga deixa o exercício mais forte, ajuda a queimar mais calorias e também contribui para o aumento da massa magra.
Elástico de treino no alongamento
O elástico também melhora o nível do seu alongamento. Isso porque ele também serve para apoiar os membros durante os movimentos. Sendo assim, há uma facilidade maior para esticar bem os músculos e alongar com bastante intensidade. Então, os elásticos também colaboram para uma melhoria da flexibilidade.
Combine o elástico e outros acessórios
O elástico de treino também pode fazer parte de exercícios feitos com outros acessórios. Então, um bom exemplo é o exercício na barra fixa que pode ter mais qualidade quando combinada com um elástico.
Para fazer o exercício, basta prender o elástico na barra, apoiar o pé nele e fazer o movimento de se erguer para cima e descer. Nesse caso, como o elástico apoia o pé, ele facilita um pouco o movimento e com isso se torna mais fácil executá-lo da forma correta. Um ponto importante é que para os exercícios na barra fixa o melhor é apostar em um elástico que seja circular.
Benefícios do elástico de treino
Além de potencializar os exercícios, desde os clássicos até os alongamentos, os elásticos para malhar tem muitos outros benefícios. Por isso, o acessório ganha cada vez mais popularidade entre os apaixonados pelos exercícios físicos. Veja alguns dos principais benefícios do elástico de treino:
- Facilidade de treinar em qualquer lugar
- Variedade de resistências
- Fortalecimento muscular
- Mobilidade e flexibilidade
- Melhoria das habilidades funcionais
- Boa para reabilitação
Como comprar um elástico de treino?
Ao comprar um elástico de treino, você deve avaliar em primeiro lugar quais são seus objetivos. Afinal, existe um tipo de elástico para cada uma das necessidades. Enquanto, a super band é melhor para exercícios de musculação, a thera band é melhor para exercícios de alongamento. Então, sua escolha vai depender muito de qual é seu principal objetivo de treino.
Outro ponto muito importante na hora de ter seu próprio elástico é avaliar qual é seu nível. Isso porque cada um dos tipos de elásticos apresenta um tipo de resistência. Então, se você é iniciante, provavelmente, não irá conseguir fazer exercícios com uma super band ultra forte, pois sua resistência é bem pesada.
Encontre na Yangfit diversos tipos de elásticos, como super bands, mini bans, hip bands, entre outros.