criar-o-habito-de-fazer-exercicio
Categories:

7 dicas poderosas como criar o hábito de fazer exercícios

Assim como tudo na vida, começar a se exercitar e criar o hábito não é algo tão simples. Na verdade, trata-se de algo progressivo, ou seja, aos poucos você vai inserindo a atividade física em sua vida. Apesar de não ser nada fácil no começo, com o passar do tempo, aquilo se torna parte de você. Por isso, neste post, vamos falar sobre as melhores dicas para criar o hábito de fazer exercícios. Dessa forma, você poderá abandonar o sedentarismo para ter uma vida mais saudável.

Os benefícios de se exercitar com frequência vão muito além do que o emagrecimento. Muita gente incorpora a prática de exercícios para mudar a aparência do corpo físico. Entretanto, os ganhos vão muito além! Quem incorpora os exercícios na rotina reduz a chance de ter doenças crônicas. Além disso, também tem melhorias significativas no sono, na sensação de bem estar e na saúde mental como um todo.

Por isso, se você já sabe que precisa se exercitar, mas ainda está faltando um impulso para começar e não abandonar os exercícios, confira as dicas abaixo:

Criar o hábito de fazer exercícios leva tempo

Não apresse as coisas! Criar e manter um hábito é algo lento mesmo. Lembre-se de quantas vezes você começou algo e não foi até o final. Não tem problema, pois cada uma das experiências estimula ou desestimula cada indivíduo. Entretanto, se você tiver paciência, respeitar seu tempo e seus limites, vai perceber que aos poucos vai se comprometer com os exercícios físicos. Então, quando você menos esperar, vai notar que aos poucos esse hábito faz parte da sua vida. Por isso, a dica é: respeite seu próprio tempo e persista.

Tenha rotina

Os seres humanos precisam de rotina para tudo!  Através desse mecanismo se torna mais fácil organizar basicamente tudo. Então, da mesma forma em que você tem horário para comer, para dormir e para trabalhar, precisa estipular um período para se exercitar. Não importa se será um momento curto o longo, o importante é procurar manter o hábito todos os dias. Se não for possível, tente mantê-lo pelo menos em dias alternados.

Teste diversos exercícios físicos

Antes de inserir de uma vez por todas os exercícios em sua rotina separe um momento para experimentar. Isso significa ter a mente aberta para arriscar todas as possibilidades que despertam seu interesse.

Então, mesmo que você já tenha afinidade com alguma atividade, experimente alguma outra que te pareceu legal também. Ao fazer isso, você começa a perceber quais atividades gosta e quais não gosta. Sendo assim, é mais fácil criar o hábito de fazer exercícios. Afinal, só se persevera no que se gosta de verdade!

Estipule metas alcançáveis

Outra forma ótima para manter o hábito é estipular suas metas pessoais. Mas lembre-se de estabelecer metas que sejam alcançáveis. Dessa forma, você poderá acompanhar de perto a evolução do seu desempenho.

Então, você pode se desafiar a fazer exercícios 4 vezes na semana, pelo menos por 10 minutos. Essa é uma forma de colocar uma meta para si mesmo que te estimule a continuar o hábito de se exercitar.

Facilite as coisas para criar o hábito de fazer exercícios

Esse ponto é extremamente relevante para ter sucesso quando se fala em hábito. Isso porque você vai precisar facilitar um pouco de tudo na sua rotina. Então, nada de se propor a fazer uma academia muito distante de casa ou do serviço.

Afinal, ter que chegar até lá com frequência pode ter uma série de obstáculos que te desestimularão. Por isso, facilite e faça boas escolhas que envolvam tempo de treino, local e tipo de exercício.

Tenha companhia ao criar o hábito de fazer exercícios

Se for possível tenha companhia! Apesar de ter o lado positivo de fazer as atividades de forma autônoma, ter companhia na hora de malhar faz diferença. Nem que seja para a pessoa te dar aquela injeção de ânimo quando você não quer se exercitar.

Comemore suas conquistas

Nunca se esqueça de comemorar suas conquistas ao longo de toda sua trajetória. Para criar o hábito de fazer exercícios com frequência, você terá que abrir mão de algumas coisas, como o tempo livre no sofá ou os 15 minutinhos a mais de sono.

Só por isso você já tem muitos motivos para comemorar. Afinal, mesmo que em cada escolha haja uma renúncia, você terá a tranquilidade de optar por um estilo de vida mais saudável e cheio de ganhos!

Deixe um comentário