como-escolher-a-mini-band
Categories:

Saiba como escolher a mini band certa para você!

Treinar em casa com qualidade significa também investir nos acessórios corretos. Neste contexto de treinar em casa ou em lugares abertos, os elásticos se tornaram grandes parceiros da malhação. Por isso, quem quer mais qualidade nos exercícios precisa apostar no acessório. Mas nem sempre é fácil saber qual opção escolher. Afinal, são tantos modelos diferentes no mercado, não é mesmo? Então, neste post, vamos falar sobre como escolher a mini band correta de acordo com seu perfil e necessidades, confira!

Antes mesmo de pensar em escolher a sua própria mini band, você precisa entender porque usar um elástico para malhar. Além disso, também é preciso entender as diferenças entre esses elásticos. Então, não é porque a pessoa tal usa um tipo de band que você deve usar também. O melhor é entender suas diferenças para saber qual é a melhor opção para você.

Por que usar um elástico nos treinos?

Então, a primeira coisa fundamental é entender porque você deve incluir um elástico em seus treinos. Afinal, o mais comum é ver caneleiras, pesinhos e anilhas em treinos caseiros, não é mesmo? Entretanto, apesar desses acessórios serem também incríveis, eles não são tão versáteis e compactos quanto os elásticos.

Esses acessórios servem para trazer sobrecarga para os movimentos. E, os elásticos também servem para isso. Apesar de trazer o peso e o nível de dificuldade de formas diferente, os elásticos também cumprem esse propósito muito bem. Então, se você quer tonificar e definir os músculos, os elásticos são bons aliados nesse processo. Afinal, quando estão esticados eles promovem um esforço e uma resistência correspondente a um peso.

Para que serve a mini band?

A mini band é um desses tipos de elásticos que servem para basicamente tudo quando o assunto é tonificar o corpo. Isso porque ela pode fazer parte de muitos tipos de exercícios clássicos da musculação.

A diferença é que ao incluir a mini band em um agachamento, por exemplo, você exige mais esforço e com isso desenvolve mais a força muscular. Sendo assim, a mini band serve para tonificar e fortalecer os principais grupos musculares do corpo.

Como escolher a mini band certa para você?

Todas as mini bands seguem um mesmo padrão de tamanho do comprimento circular e da largura. A diferença entre elas será na espessura e isso é o que interfere diretamente na sua intensidade. Então, para distinguir com maior facilidade, cada uma delas tem uma cor diferente.

Sendo assim, pessoas com mais limitações ou em reabilitação devem optar pela mini band mais leve. Já quem quer ter mais carga e aumentar a dificuldade dos treinos deve apostar na média. E, se você já tem o hábito de treinar com frequência com carga, a melhor alternativa será a mini band forte ou até mesmo a extra forte.

mini-band-extra-forte

A escolha é bem simples e vai depender mais do seu condicionamento físico. Entretanto, é super importante consultar um profissional de educação física ou um fisioterapeuta para saber como escolher a mini band certa respeitando suas singularidades.

No fim, como o kit de mini bands tem um ótimo custo benefício, quase sempre vale a pena investir nele. Afinal, você pode treinar um grupo muscular que tem mais dificuldade com uma intensidade mais leve, e outro que tem mais facilidade com uma intensidade mais pesada.

Mini band, hip band, super mini band, quais são as diferenças?

Muita gente fica em dúvida quando se fala sobre esses bands. Afinal, o nome muda e a aparência também, mas para que serve cada uma delas? A grosso modo todas essas bandas elásticas servem para a mesma coisa: aumento de resistência e fortalecimento muscular. A diferença é que cada uma delas tem suas especificidades.

Enquanto a mini band tem espessuras mais finas, as super mini bands apresentam espessuras mais grossas, o que traz um nível de dificuldade mais alto para os exercícios. Já as hip bands apresentam diâmetros diferentes que possibilitam o aumento da amplitude do movimento. E, também são feitas de elastano, poliéster e látex, diferente das mini bands e super mini bands que são apenas de látex.

Mulher foto criado por freepik – br.freepik.com

Deixe um comentário