caminhar-enagrece
Categories:

Entenda de uma vez porque caminhar emagrece

Se você quer perder alguns quilos com um exercício físico fácil e acessível saiba que é possível. Apesar de ter que sair de casa, caminhar por alguns minutos pode te fazer muito bem! Com apenas uma caminhada curta já dá para desfrutar de muitos benefícios, inclusive emagrecer. Por isso, neste post, vamos esclarecer porque caminhar emagrece, confira!

Com a pandemia muitas pessoas optaram por novas formas de se exercitar. Caminhar ao ar livre já era uma atividade extremamente popular e a cada dia se torna ainda mais. Isso porque fazer exercícios em lugares abertos e bem arejados usando máscara é considerado uma atividade segura. Por isso, muita gente tem unido o útil ao agradável: se exercitar em local aberto e perder uns quilinhos.

E, realmente, uma forma de perder peso ou pelo menos não ganhar durante essa época é através da atividade física. Claro que a alimentação é a maior responsável pela estabilidade do peso. Porém, ainda assim os exercícios desempenham um papel super importante. Até mesmo para aumentar a imunidade e prevenir doenças crônicas. Então, veja porque caminhar emagrece de fato:

Ajuda a queimar calorias

Muitas pessoas não sabem, mas ao caminhar em ritmo acelerado se perde uma alta quantidade de calorias. Por isso, o exercício é um dos mais eficazes quando se fala de um processo de emagrecimento saudável.

Ao caminhar por cerca de uma hora, com um bom ritmo, você poder perder algo em torno de 350 à 400 calorias. Dessa forma, se combinar o exercício com uma boa alimentação e outros hábitos saudáveis, há um emagrecimento notável ao longo prazo.

Caminhar emagrece – acelera o metabolismo

As caminhadas ajudam a aumentar a atividade muscular e os batimentos cardíacos. Sendo assim, elas ajudam a acelerar o metabolismo. Isso significa que mesmo após caminhar o corpo continua queimando calorias. Então, a atividade não poderia ser mais positiva. Afinal, há um gasto calórico durante e depois do exercício.

Exercício feito com frequência

Outro ponto positivo de caminhar é que por ser uma atividade prazerosa é mais fácil transformá-la em um hábito. E, dessa forma, ao manter a rotina de exercícios, perder peso vai se tornando cada vez mais parte do processo. Então, invés de escolher uma atividade que vai exigir mais de seu tempo ou rotina, optar por caminhar alguns minutos por dia, pode ser uma escolha mais segura.

Trabalha o corpo todo

Apesar de ser um exercício aeróbico, por movimentar músculos de todas as partes do corpo, a caminhada também ajuda a tonificar os músculos. E, com isso, mesmo que de uma forma mais lenta, é possível perder gorduras e ganhar um pouco de massa magra. Entretanto, para realmente ganhar mais músculos é necessário combinar o exercício com algum treino de fortalecimento. Por exemplo: musculação e caminhadas diárias.

Caminhar emagrece, se você mudar seus hábitos

Assim como outras atividades físicas, a caminhada não vai fazer você emagrecer se ela não for acompanhada por uma transformação de hábitos. E, claro, o principal deles é o hábito alimentar. Isso não significa fazer dietas rigorosas e restritivas, mas sim escolher alimentos mais saudáveis.

Por isso, se você quer de fato emagrecer, vale a pena combinar uma hora de caminhada por dia, com um cardápio mais saudável. Essas duas mudanças de rotina, com certeza, vão garantir muitos quilos a menos na balança. E, o melhor, de forma saudável e consciente sem fazer grandes sacrifícios.

E, quando der preguiça de ir caminhar, lembre-se que além do emagrecimento, a caminhada traz muitos outros benefícios. Entre eles, a melhoria da saúde mental, com alívio de estresse e ansiedade e também a prevenção de doenças crônicas, como colesterol alto, hipertensão e diabetes. Por isso, na dúvida, sempre vale a pena escolher caminhar!

Leia também: Inatividade Física – Veja os impactos da falta de exercícios

Deixe um comentário