aulas-de-dança-como-se-preparar
Categories:

Aulas de dança – como se preparar?

Dançar parece algo intuitivo para muitas pessoas. Porém, fazer aulas e topar aprender os passos e o ritmo da forma correta exige um pouco mais de dedicação. Além de precisar de um tempo exclusivo para as aulas, antes mesmo de começar é preciso se preparar muito bem. Dessa forma, com o preparo correto, certamente as aulas de dança serão muito mais produtivas e trarão ótimos resultados. Por isso, neste post separamos ótimas dicas para que você possa se preparar muito bem antes da suas primeiras aulas de danças. Confira!

Apesar da dança ser um hobby super divertido, ela também é um dos melhores tipos de atividade física. Além de trabalhar os músculos do corpo todo, a dança ajuda a queimar muitas calorias e ter um emagrecimento saudável. Da mesma forma, aulas de dança costumam dar muito bem-estar, melhorando o humor e também a disposição.

Entretanto, para fazer essa atividade super completa, é necessário tomar alguns cuidados precipitados. Afinal, uma simples aula de dança pode representar para o seu corpo o mesmo impacto que uma aula de alta intensidade, como o treinamento funcional ou cross training.

Por isso, todo cuidado prévio é necessário na hora de se preparar para as aulas de dança. Veja algumas dicas que você pode seguir para começar suas aulas de dança com o pé direito!

Tenha liberação médica

Antes de fazer qualquer tipo de atividade física, é indispensável se consultar com um médico e realizar exames como o teste ergométrico. Isso porque precisamos entender as condições do corpo, antes de colocá-lo em situações atípicas, como uma aceleração rápida do organismo. Por esse motivo, com as aulas de dança a recomendação é a mesma: consulte um médico e faça os exames. E, inicie as aulas de dança apenas quando já tiver a liberação clínica para isso.

Escolha o calçado e a roupa adequados

Outro ponto importantíssimo na hora de se preparar para sua primeira aula de dança: se vista adequadamente. Como já foi dito, a aula de dança queima muitas calorias, por isso é fundamental escolher roupas leves.

Além disso, o vestuário para prática de atividade física deve permitir que os movimentos fiquem livres. Por isso, esqueça as roupas que limitam a movimentação do corpo. E, por fim, não se esqueça de escolher um tênis que ofereça absorção de impacto.

Isso faz toda diferença na hora de dançar e também depois da atividade física. O calçado correto que evita impacto, protege as diferentes partes do corpo que são mais expostas durante atividades físicas mais intensas, como a dança.

Aulas de dança – Faça o aquecimento e o alongamento

Quem vai para a aula de dança não vê a hora de começar a aprender a dançar e curtir a dinâmica de movimentos que a aula oferece. Contudo é importante lembrar que para chegar nessa fase da aula, é indispensável passar pelo aquecimento, para que seu corpo passe a entender que irá se esforçar nos próximos minutos.

Da mesma forma, é importante também se alongar depois da prática, para evitar qualquer tipo de dor. Vai valer a pena dedicar alguns minutinhos da aula para fazer tanto o aquecimento, quanto o alongamento.

Mantenha uma garrafa de água por perto

As aulas de dança trabalham o preparo físico e movimentam o corpo todo. Isso acaba provocando um alto gasto calórico, o que é excelente para quem quer emagrecer de forma saudável.

Porém, para não passar mal, é necessário se manter hidratado durante a aula de dança. Por isso, leve uma garrafa de água para aula. Dessa forma, você sempre irá ter fácil acesso a hidratação, o que irá trazer um rendimento ainda melhor para a aula.

Respeite os limites do seu corpo

Por último e não menos importante, não se esqueça de prestar atenção e ouvir os limites do seu corpo. Começar uma prática de exercício físico é super divertido e empolgante, mas é necessário se preparar e ter cautela. Por essa razão é fundamental respeitar o que seu corpo te diz. Então, nada de forçar a barra nos primeiros treinos de dança!

Essas dicas podem te ajudar muito a ter uma excelente experiência em sua primeira aula de dança! Então, não perca tempo e comece a por seus planos fitness em prática hoje mesmo!

Deixe um comentário