Encontrar a corda de pular perfeita para começar pode ser muito simples. Mas, é fato que algumas dúvidas vão surgir depois, especialmente, quanto ao tamanho da corda. Afinal, ajustar a corda de pular para iniciantes já é um primeiro passo importante. Porque apenas com a medida certa, você conseguirá pular de forma segura, confortável e correta. Por isso, neste post vamos falar qual é a melhor forma para ajustar o tamanho da sua corda, confira!
É bem comum encontrar cordas de pular que sejam ajustáveis e com certeza esse ponto é um facilitador para quem é iniciante. Afinal, você pode ajustar a medida da corda de acordo com o tamanho que se adeque melhor a sua prática. Entretanto, é necessário saber como fazer isso corretamente. Até porque o tamanho realmente faz toda diferença na hora de pular.
Ajustar a corda de pular para iniciantes
Se você é ainda iniciante, mas já optou por uma corda ajustável, saiba que fez uma boa escolha! Porém, antes de dar os primeiros saltos, faça o ajuste do tamanho da forma correta. Então, se você vai iniciar a prática é preciso ter um tamanho confortável. Para descobrir esse tamanho e fazer os ajustes, veja esse passo a passo:
- Segure a corda pelos pegadores em cada uma das mãos
- Pise no meio da corda
- Leve os pegadores para cima na altura dos ombros
- Certifique-se de que a corda está bem esticada
- Marque a medida que ficou correta de acordo com a altura do seu ombro
- Desparafuse os parafusos de cada um dos lados da corda
- Faça o ajuste do comprimento de acordo com a marcação
- Fixe os parafusos com a medida já correta
Essa é a forma mais simples e correta de fazer o ajuste da corda. É muito importante ter o tamanho do comprimento da corda correto, pois isso vai garantir que você faça os saltos sem o perigo da corda enroscar os ficar pequena. Por isso, a corda ajustável acaba sendo uma boa opção para iniciantes, uma vez que dá para personalizar seu tamanho.
Benefícios de pular corda
Apesar de ser algo muito simples, pular corda é uma atividade física super completa e cheia de benefícios. Então, a prática acaba sendo uma boa opção para quem quer fazer uma atividade dinâmica, bastante divertida e simples ao mesmo tempo. Por isso, se você tem liberação médica para pular corda saiba que a prática vai mudar bastante sua rotina e trará impactos super positivos. Confira alguns dos principais benefícios de pular corda.
Melhoria da resistência cardiorrespiratória
Pular corda eleva os batimentos cardíacos de uma forma super positiva. E, ao incorporar a prática desse exercício, progressivamente, se tem uma melhora significativa da resistência. Além disso, também se previne doenças crônicas como colesterol, diabetes e hipertensão.
Emagrecimento
Quer emagrecer bastante em casa? Pule corda! Apesar da atividades ser bem simples, ela mexe com o corpo inteiro e promove um alto gasto de calorias. Com isso, a atividade contribui muito para o processo de emagrecimento. Porém, vale lembrar que é super importante passar com um médico antes de sair pulando corda, especialmente, quando se está sedentário.
Fortalecimento do core
Para pular corda precisa manter o corpo ereto e a postura bonita. Além disso, é preciso manter “o umbigo lá atrás”, ou seja, manter o abdômen travado. Essa força na barriga combinada com o movimento é ótima para ajudar no fortalecimento do core, aquela parte central do corpo.
Maior coordenação
Por fim, um outro benefício facilmente percebido de pular corda é justamente o aumento da coordenação. Afinal, em apenas um salto, você já mexe praticamente o corpo todo. Então, é preciso coordenar mãos, braços, pernas tudo em um mesmo movimento.
Por isso, se você quer pular corda não deixe pra depois! Tenha liberação médica, aposte na corda certa, faça o ajuste de acordo com a altura do seu ombro e se prepare para queimar muitas calorias!