Durante a gestação o corpo da mulher passa por diversas mudanças. Além dessas transformações físicas há também muitas questões para lidar. Então, praticar algum tipo de atividade física é ótimo! Contribui para diminuir os níveis de ansiedade e estresse. Além disso, ajuda a ter mais disposição e ânimo. Por isso, nesse post vamos falar sobre as melhores opções de exercícios para grávidas. Confira!
Ao longo da gravidez, a mulher passa por transformações diversas. Do físico ao mental, todo dia é dia de lidar com algo novo. Afinal, gestar um bebê exige muito do próprio corpo e também da mente. Por isso, assim como de forma geral, os exercícios são muito benéficos também para gestantes.
Entretanto, é preciso tomar uma série de cuidados prévios e durante a prática de atividades físicas. Além disso, também é imprescindível ter orientação médica e acompanhamento de um profissional da educação física. Ao seguir todas as recomendações necessárias, as gestantes podem desfrutar de muitos benefícios.
O primeiro passo é saber qual exercícios são apropriados. Por isso, selecionamos uma lista com alguns tipos de exercícios ótimos. Então, saiba quais são os melhores e mais seguros exercícios para grávidas, a seguir:
Exercícios para grávidas – Pilates
O pilates é uma prática que trabalha o fortalecimento muscular através da combinação de movimentos e respiração. Por isso, o exercício é uma excelente opção para gestantes. A prática não apresenta muito impacto, justamente por essa razão é super segura.
Então, com a orientação profissional correta, o pilates trará muitos benefícios. Entre eles, o fortalecimento muscular, a melhoria da postura e da respiração. Além disso, o pilates também trabalha com flexibilidade. A gestante pode praticar a modalidade de 2 a 3 vezes por semana.
Hidroginástica
Os exercícios na água também tem baixo impacto. Ao mesmo tempo, eles já são suficientes para colocar o corpo em movimento e combater o sedentarismo.
Além disso, a combinação da água, temperatura e movimentos trazem benefícios diversos. Entre eles a redução de dores nas costas, redução de inchaço e sensação de relaxamento.
Até o nono mês de gravidez, mulheres podem realizar essa atividade física. Entretanto, é imprescindível ter recomendação médica e orientação profissional.
Alongamento como exercício para grávidas
Os alongamentos são ótimos para aliviar dores em diversas partes do corpo. Também são ótimos para melhorar a flexibilidade. Por isso, alongamentos leves são ótimas opções de exercícios para gestantes.
Então, basta ter a liberação médica e estabelecer com um profissional de educação física um programa de alongamentos diários. Caso a gestante se sinta bem, pode manter a prática até o fim da gravidez.
Yoga para Gestantes
A prática de Yoga também é uma opção excelente para gestantes. Isso porque o exercício também trabalha com a meditação. Sendo assim, contribui para o bem estar geral da grávida. Além disso, algumas posturas do Yoga ajudam a preparar o corpo para o momento do parto.
Também é possível desfrutar os benefícios clássicos do Yoga como fortalecimento do tônus muscular, aumento da flexibilidade e mais tranquilidade. As gestantes também evitam ou amenizam dores nas costas, por conta da prática do Yoga.
Exercícios para Grávidas – Caminhada leve
A caminhada leve é um exercício que basicamente não tem contra indicações. Caminhar combate o sedentarismo e traz benefícios como a diminuição do inchaço nas pernas.
Entretanto, é necessário fazer uma caminhada em ritmo leve e apenas por alguns minutos por dia. Além disso, é extremamente necessário se hidratar bem durante o exercícios.
Outra boa dica, é estabelecer o tempo diário de caminhada, de acordo com o mês da gravidez. Combinar esse tempo com o profissional de educação física orientador é indispensável.
Então, essas são as 5 principais opções de exercícios físicos para grávidas. Também é possível fazer outras atividades, desde que haja recomendação médica e acompanhamento profissional. A prática de atividades físicas é ótima para manter o bem estar físico e mental da gestante ao longo da gravidez.