liberacao-miofascial-com-rololiberacao-miofascial-com-rolo
Categories:

Saiba tudo sobre liberação miofascial com rolo

Se você prática exercícios ou se sente dores musculares, alguém já deve ter recomendado essa técnica. Isso porque a liberação miofascial é um procedimento excelente para liberar as dores provocadas pela tensão. Apesar de também ser preventivo, o tratamento ajuda muito quem está com dores mais pontuais. Por isso, acaba ajudando muitas pessoas a superarem desconfortos. Então, neste post, separamos tudo sobre liberação miofascial com rolo para você entender porque o tratamento é tão popular. Confira!

Muidas das dores que temos são geradas pelas tensões musculares. Tando os atletas, quanto os sedentarios podem sentir esses desconfortos por diferentes motivos. Entretanto, há um tipo de tratamento muito simples e eficiente: a liberação miofascial.

Além de ser muito eficiente, esse tipo de técnica pode ser feita em si mesmo, pois há muitas formas de liberar as tensões. Inclusive, é sobre uma delas que vamos falar a seguir. Veja tudo que você precisa saber sobre a liberação miofascial com rolo!

O que é fascia?

Já que falamos de liberação  miofascial, precisamos entes explicar o que é fascia. Esse termo nomeia o tecido fibroso que cobre e também passa por todos os músculos, nervos, ossos, veias e também artérias. Seu aspecto é bastante similar ao de uma teia de aranha.

Então, nas fibras músculares que também são envoltas pela fascia se formam pequenos nódulos chamados pontos gatilhos. Esses pontos gatilhos também chamados de trigger points se formam pelo alongamento ou encurtamento das fibras musculares. Há uma contração que impossibilita o relaxamento. Isso causa muitas dores que irradiam pelo corpo.

Por isso, é preciso fazer a liberação desse ponto, através de uma pressão. Inclusive, há diferentes formas de receber essa pressão nos pontos. Uma delas é através das mãos, mas essa forma só pode ser feita por um profissional, como um fisioterapeuta ou médico.

Para que serve a liberação miofascial com rolo?

Uma forma de conseguir liberar a tensão e desfazer esses pequenos nódulos é com a pressão, que pode ser feita com as mãos. Entretanto, há uma forma mais simples e com vantagem de poder ser feita por conta própria.

Os diferentes tipos de rolo de liberação miofascial são ótimos para pressionar os diferentes pontos gatilhos na medida certa e através da automassagem.

Há vários exercícios e manobras que podem ser feitos com o auxílio do rolo e que trazem mais bem estar. Além disso, o alívio da dor e dos desconfortos são praticamente imediatos.

Como fazer liberação miofascial em si mesmo?

A melhor forma de fazer libereração em si mesmo é através da automassagem. Isso pode ser feito através de exercícios nos principais grupos musculares e de forma simples. A liberação miofascial com rolo pode seguir os seguintes movimentos:

  • Pernas – posicionar o rolo sob uma das pernas e fazer movimentos repetitivos de vai e vem. Tanto na pauturrilha, quanto nas coxas o movimento fará efeito.
  • Costas – o rolo miofascial também pode contribuir para aliviar as dores nas diferentes partes das costas. Dependendo do tipo de rolo há a possibilidade de fazer exercícios, como o movimento de vai e vem ou apenas posicionar o rolo na região da dor por alguns segundos.

Principais tipos de rolo para liberação miofascial

Há vários tipos de rolo para liberação miofascial, a principal diferença entre eles é o tipo de material em que são confeccionados.

Enquanto há rolos mais rígidos em pvc e com revestimento de EVA, também é outros tipos que são de espuma, bastante utilizados no Pilates. Então, veja os principais tipos:

Rolo de liberação miofascial de espuma

Essa opção é mais macia e tem textura totalmente uniforme. Normalmente, existem dois tipo de tamanhos para esse rolo. Então, ele serve para quem tem mais intolerância a pressão e prefere uma forma mais sútil.

rolo-miofascial-espuma

Foam roller de PVC e EVA

Esse tipo de rolo é de PVC e tem apenas a superfície em EVA para dar um pouco mais de maciez ao rolo. Entretanto, por ser de pvc e ter uma textura mais “dura” esse rolo exerce mais pressão no corpo.

Por isso, pode ser um pouco dolorido fazer a liberação, dependendo da sua tolerância a dor. Mas, não há dúvidas de que esse rolo é muito eficiente e o mais popular para o alívio de dores.

foam-roller

Rolo de EVA

Esse rolo também é uma opção um pouco mais macia. Além disso, também tem uma textura diferente dos demais. Os riscos verticais contribuem muito para a diminuição de dores vindas de pontos gatilhos.

rolo-e-bastao-miofascial

Bastão de massagem

O bastantão de massagem é uma opção mais versátil para fazer a liberação em si mesmo. Isso porque ele permite a pegada em suas duas extremidades para fazer a automassagem nas costas, pernas e pés.]

bastao-liberacao-miofascial

Leia também: Rolo de Massagem – Descubra o poder do acessório!

Deixe um comentário