tipos de joelheira
Categories:

Tipos de Joelheiras – Descubra Para Que Servem

Existem diversos tipos de joelheiras e cada uma delas apresenta finalidades específicas. Normalmente, as joelheiras possuem duas funções básicas diferentes. A primeira é prevenir lesões e outros tipos de machucados, durante a prática de atividades físicas. A segunda é ajudar na recuperação dessas lesões ou até mesmo dar continuidade no processo de reabilitação, após a retirada de talas e gesso. Entretanto, nem sempre é fácil descobrir qual melhor tipo para você.

A principal função das joelheiras cross training é proteger os ligamentos. Além disso, ela garante maior estabilidade para essa parte do corpo, durante determinados movimentos. As joelheiras também preservam uma certa compressão e mantém o calor nessa região. Dessa forma, elas previnem uma série de problemas.

Apesar de ser muito útil, é extremamente necessário consultar um especialista antes de incorporar a joelheira em sua rotina. Especialmente, nos caso de haver algum tipo de patologia nos joelhos. Isso porque o mau uso da joelheira pode trazer danos para o corpo, no lugar dos benefícios.

Então, se você já tem uma orientação para usar o acessório, confira os principais tipos de joelheiras. Saiba qual é o ideal para suas necessidades de treino:

Joelheira com Tala Articulada

A joelheira com a tala articulada é ótima tanto para prevenção quanto para a recuperação, sendo uma boa opção como acessório cross training. As articulações garantem a estabilidade do joelho sem interferir em sua mobilidade. Inclusive, a composição de nylon e neoprene assegura que a joelheira preservará o calor da região.

Dessa forma músculos e articulações estarão protegidos durante a prática de exercícios. Inclusive no processo de reabilitação, a proteção é equivalente. Essa é uma ótima opção de joelheira para auxiliar no processo de recuperação do joelho enfraquecido, através da estabilidade e proteção.

joelheira neoprene tala articulada

Joelheira Elástica de Alta Compressão

Diferente de outros tipos, essa joelheira é um tipo de faixa elástica muito utilizada por praticantes de Cross Training. Isso porque a joelheira elástica, é ótima para praticar os treinos de levantamento de peso.

Ela tem aproximadamente 1,90 cm de comprimento. Isso permite ajustá-la da forma que fique mais estável e confortável para sua prática de exercícios. Então, como essa joelheira assegura a alta compressão, ela é ótima para dar firmeza aos joelhos durante o levantamento de cargas mais elevadas.

joelheira-crossfit-alta-compressão

Tipos de Joelheiras – Simples de Neoprene

Esse tipo de joelheira é do material neoprene, excelente para manter calor na região. Ela também serve para os treinos de LPO (levantamento de peso). Afinal, ela também assegura a proteção para o joelho ao levantar cargas maiores. A diferença desse modelo para o anterior é que ela não é ajustável, mas fácil encontrado em uma loja de acessórios para cross training.

joelheira-simples-neoprene

Tipos de Jolheiras – Sub Patelar

Assim como as outras, recomenda-se esse tipo de joelheira para tratamentos em que é necessário manter compressão nos joelhos. Então, a joelheira subpatelar é mais específica para tratamentos de tendinite patelar ou outras inflamações do tipo nesta região. Dessa forma, é a garantia de proteção e maior estabilidade dessa área.

tipos de joelheira

Cuidados ao Comprar Joelheira

Caso você já tenha orientação para incorporar uma joelheira durante a prática de atividades, tenha atenção. Há alguns aspectos importantes para saber antes de comprar joelheira:

      • Confira o material da joelheira, para evitar alergias ou até mesmo acúmulo de suor
      • Verifique se as medidas estão de acordo com as suas. As joelheiras devem ser justas, mas de forma alguma devem apertar os joelhos de modo desconfortável
      • Confira as costuras e a resistência do material
      • Escolha o tipo correto de acordo com sua necessidade

A joelheira é uma aliada importante para os treinos. Afinal, ela mantem o joelho sempre protegido. Porém, é necessário ter a recomendação de um profissional da saúde, para que o acessório esportivo seja aproveitado da melhor maneira possível, sem provocar lesões.

Deixe um comentário