exercicios-para-combater-o-estresse
Categories:

7 Exercícios para Combater o Estresse

Definitivamente, o exercício físico é um dos principais aliados quando o assunto é combate ao estresse.  Além de trazer muitos outros benefícios, os exercícios para combater o estresse são ótimos para aliviar toda carga mental que gera o estresse. A prática diária de atividades físicas contribui para que o estresse seja aliviado de forma saudável, sem ter que recorrer a  compensações, como ingestão de alimentos gordurosos, doces ou até mesmo vícios.

Além disso,  existem diversos tipos de exercícios para combater o estresse, que podem ser incorporados em seu dia à dia de acordo com suas preferências. Com apenas alguns minutos de exercícios físicos por dia, já é possível sentir os ótimos benefícios, como o aumento da qualidade de vida, melhora no sono e também o emagrecimento.

É fundamental manter a mente livre e se concentrar plenamente no movimento corporal durante o exercício. Dessa forma, sua mente fica mais aliviada das pressões diárias que causam o estresse e acabam somatizando dores até mesmo físicas. Por isso, nesse post, vamos falar sobre 7 exercícios para combater o estresse de forma eficiente e prazerosa!

Alongamentos

Ao longo do dia se recebe uma quantidade enorme de informações e  é necessário executar diversas tarefas. Esse volume intenso pode gerar um estresse enorme e criar dificuldades para gerenciar as situações e conseguir se manter multitarefas.

alongamentos

Uma boa forma para aliviar o estresse de modo prático e rápido é iniciar ou finalizar o dia com uma série de alongamentos. Então, uma sugestão é alongar bem toda região das costas, alongar bem o pescoço, pernas, pés, braços e punhos.

Faça os movimentos lentamente e prestando bastante atenção em como seu corpo se sente. Esse simples exercício pode ser o suficiente para trazer ótimos resultados no que se diz respeito ao alívio de estresse.

Exercícios para Combater o Estresse – Yoga

Não é a toa que o Yoga tem praticantes cativos há centenas de anos. A atividade que envolve corpo e mente é perfeita para aliviar o estresse, até porque durante a atividade também há um trabalho que envolve a respiração.

Essa combinação de concentração total dos movimentos, coordenada com a respiração, gera um um impacto super positivo para a saúde mental e é uma excelente forma de combater o estresse.

beneficios-yoga-estresse

Além disso, o Yoga também trabalha bastante com as práticas de meditação durante os movimentos, o que contribui ainda mais para aliviar a carga alta de estresse.

Em um dia repleto de informações e atividades a se realizar, ter um momento de concentração, foco na respiração e realização de movimentos é uma forma muito eficiente para combater o estresse.

Caminhada

Essa atividade acessível para a maioria das pessoas é excelente para o alívio do estresse. Ao caminhar, especialmente ao ar livre, há a liberação de endorfina e consequentemente um aumento do bem estar.

exercicios-para-combater-o-estresse

Dessa forma, uma simples caminhada de alguns minutos, com uma respiração mais calma, pode ser o suficiente para se manter saudável e ter uma redução significativa dos níveis de estresse.

Então,  para ter um bom resultado no combate ao estresse, basta se concentrar na sua respiração e nos movimentos durante o exercício físico.

Natação

A Natação é uma atividade super completa, que envolve o corpo todo e ainda promove o relaxamento, devido ao contato com a água. Além disso, ela exige bastante concentração no movimento e principalmente na respiração.

aliviar-estresse-com-natacao

Então, a prática dessa atividade é uma boa opção para quem busca combater o estresse. O exercício é intenso, ajuda a relaxar o corpo todo, é excelente para quem tem problemas de coluna e problemas respiratórios, além de contribuir muito para a redução dos níveis de estresse.

Exercícios para Combater o Estresse – Dança

A dança pode ser uma atividade física tão prazerosa e que traz tanto bem estar, que ela também acaba sendo um dos exercícios que mais ajudam no combate ao estresse.

danca-anti-estresse

Dançar também é um momento de se divertir, se soltar, relaxar, por isso, essa atividade também é um recurso para quem busca minimizar todo estresse gerado pelas cobranças diárias, muitas informações e execução intensa de tarefas.

Tai Chi Chuan

O Tai Chi  Chuan é uma prática oriental que envolve movimentos circulares, meditação e também trabalho postural intenso. Esse exercício também trabalha bastante com a respiração coordenada com os movimentos. Então, ela ajuda a desacelerar o físico e o mental, diminuir a ansiedade e combater o estresse do dia à dia.

tai-chi-chuan

Exercícios para Combater Estresse – Boxe

A atividade mais adequada para combater o estresse vai depender muito do seu tipo de perfil. Então, pessoas que sentem necessidade de extravasar mais preferem as lutas. Portanto, o ideal é colocar tudo para fora, para aliviar o estresse.

boxe-combate-estresse

Isso é possível nas lutas ou em atividades físicas que contemplam os movimentos intensos. O boxe é excelente para essa finalidade. Desde o aquecimento até aos socos, toda a atividade é dedicada para um momento de movimentos intensos, perfeitos para extravasar todo estresse!

Deixe um comentário