beneficios-do-pilates-com-bola
Categories:

7 Benefícios dos exercícios na bola de pilates

O pilates é uma atividade física que faz muito sucesso ao redor do mundo, afinal sua prática pode trazer ótimos resultados. Especialmente para pessoa que sofrem de patologias da coluna, afinal, o exercício com bola de pilates trabalha com o fortalecimento muscular intenso, o que garante uma diminuição de diversas dores.

Alguns acessórios esportivos contribuem para que o pilates possa ser ainda mais eficiente em seus propósitos. Apesar de existirem diversos tipos de bola suiça, a bola de pilates anti estouro é a que faz mais sucessos entre os praticantes da atividade. Isso porque ela permite fazer uma série de movimentos com máxima segurança e dependo do exercício ela pode diminuir ou aumentar o grau de dificuldade.

Vantagens em usar a bola de pilates

Por isso, nesse post nós selecionamos alguns dos principais benefícios de incluir a bola para yoga e pilates em suas práticas diárias. Então, se você ainda está com inseguranças sobre praticar pilates com bola, essa listinha pode te ajudar, confira:

beneficios-do-pilates-com-bola-exercicios

Aumento da flexibilidade

Ao usar a bola de pilates em suas práticas, aos poucos você passará a ter um aumento notável de flexibilidade. Isso porque ao comprar a bola de pilates é possível fazer uma série de exercícios que trabalham com alongamento.

Então, se você sente dores ou não se sente muito confortável para fazer alongamentos, com o auxílio da bola de pilates 55 cm ou em qualquer outro tamanho, é possível ir avançando passo a passo com alongamentos leves para conquistar um aumento de flexibilidade. É muito importante praticar os exercícios com frequência para que cada vez mais você esteja mais flexível.

Melhoria da força muscular

Uma das grandes vantagens do pilates é que ele funciona como uma espécie de musculação, afinal, ele trabalha diversos grupos musculares. Além disso, o pilates demonstra que para ganhar e aumentar a força muscular pode ser resultado de uma prática recorrente que envolve movimentos precisos, trabalhando força, equilíbrio e respiração.

A bola suíça 55cm e também em outros tamanhos tem um papel fundamental para colaborar no aumento de força muscular. Por conta da sua “instabilidade” por ser uma bola, para praticar os exercícios é preciso saber como aplicar a força combinada com respiração e o equilíbrio. Então, a maioria dos movimentos realizados com a bola exigem esse trabalho com sua força de seus músculos – muito comum para quem realiza treinamento funcional.

Conquiste uma postura melhor com a bola de pilates

Outro ponto super interessante do pilates é que ele ajuda com uma melhoria da postura. Como dito anteriormente, a bola suiça 75 cm provoca uma certa “instabilidade” propositadamente. Então, para realizar os movimentos em cima dela, é necessário manter um alinhamento excelente da coluna.

Com o tempo, essa coluna reta acaba se tornando algo comum durante a prática. Obviamente, isso resulta em um aumento notável da postura durante o dia a dia. Além disso, o pilates trabalha bastante com a musculatura da região do abdômen, o que também colabora muito para amenizar inúmeras dores relacionadas a coluna.

Aprenda a trabalhar sua respiração

Não é fácil trabalhar com força e equilíbrio. Então, não é do dia para a noite que você alcançará resultados excepcionais, seja praticando com acessórios de musculação, natação ou qualquer outra modalidade.

Mas como tudo na vida, com a frequência da prática, essas características vão aparecendo e te aproximando dos resultados esperados. Mas o primeiro passo é aprender a realizar as respirações coordenadas com o movimento.

Então, ao fazer os exercícios de pilates com a bola, anel pilates e outros acessórios, você também irá aprender a respirar da forma correta. De modo, que o movimento será muito mais fácil, desde que esteja coordenado com sua respiração.

Controle dos movimentos

A bola de pilates anti estouro permite que você tenha uma boa noção de espaço e também dos seus movimentos. Trabalhe no limite do seu corpo e aprenda a fazer a força necessária para trabalhar com toda sua musculatura. A bola será usada para trabalhar braços, abdômen, pernas, entre outros. Certamente, você aprenderá a controlar muito bem seus movimentos.

Ganho de equilíbrio

No geral, os exercícios e aparelhos de pilates já trabalham bastante com a questão do equilíbrio combinado com ganho de força muscular e respiração. Mas podemos dizer que a bola já é uma opção excelente para trabalhar a questão do equilíbrio, afinal, só o fato de sentar-se na bola pode ser um desafio para muitos.

Mas é preciso perder o medo e ir ganhando confiança para praticar todos os movimentos, especialmente os que envolvem equilíbrio. Vá com calma na utilização de aparelhos para pilates de solo e aéreos. A bola é ótima para trabalhar em diferentes níveis de treinamento.

Bora iniciar a prática

O pilates solo pode ser feito com ou sem bola. Mas para quem está iniciando na prática, a bola pode estimular os exercícios e contribuir para facilitar diversos alongamentos e movimentos.

A bola suíça pode ser usada para apoiar os membros e conferir um grau de dificuldade um pouquinho maior, que com certeza vai acelerar a busca pelos resultados. O mais importante é que a bola é totalmente segura e anti estouro, o que permite fazer os movimentos com tranquilidade.

Tamanho Correto da Bola de Pilates

Existe uma variedade de tamanhos da bola suíça. Normalmente a variação é algo como 10 cm de diâmetro, sendo bola de pilates 55 cm, 65 cm e bola de pilates 75 cm.

Entretanto, nem todo mundo sabe que há um critério essencial para escolher a bola do tamanho ideal. Esse critério é a sua própria altura, de acordo com ela, você sabe qual a bola vai ser mais confortável para que você faças seus exercícios.

É muito importante escolher o tamanho correto, afinal, bolas muito grandes ou muito pequenas podem prejudicar sua rotina de atividades. Confira:

Diâmetro da bola conforme altura da pessoa

B. Suíça 55 cm –  1,55 m a 1,69 m
Bola Pilates 65 cm – 1,70 m a 1,87 m
Bola Suíça 75 cm – 1,88 m a 2,03 m

Escolhendo o tamanho correto, com certeza, você fará exercícios com muito mais facilidade e conforto. Agora que você já sabe todas as vantagens de usar a bola de pilates, que tal incorporar o acessório em seus treinos? Dessa forma, você poderá desfrutar de inúmeros benefícios e aproveitar ainda melhor seus treinos.

Deixe um comentário