Além de todas as mudanças que a pandemia da Covid 19 trouxe, a inatividade física também se tornou uma preocupação. De acordo com o IBGE, 47% dos brasileiros são sedentários. Com a pandemia, a tendência é que esse número cresça. Afinal, é preciso bastante determinação para manter uma rotina de treinos em casa. Além disso, praticantes de modalidades específicas como lutas, natação e cross training só conseguem se exercitar nas academias. Por isso, é fundamental entender os riscos da inatividade física e os impactos que esse sedentarismo traz. Então, neste post, vamos falar tudo sobre a inatividade, confira!
Assim como se exercitar traz muitos benefícios para a saúde física e mental, não se exercitar traz muitos prejuízos. Estar no sedentarismo é sinônimo de dores e correr risco de desenvolver diversos tipos de doenças crônicas. Apesar de todo esse mal, no Brasil, ainda se contabiliza um número muito elevado de pessoas sedentárias.
Os motivos para a inatividade física são muitos. Entre eles a falta de tempo e dinheiro. Entretanto, há formas mais econômicas e práticas de se exercitar. Seja nos treinos em casa ou em uma caminhada curta, colocar o corpo em movimento é essencial! Então, veja alguns dos principais impactos da inatividade física:
Doenças crônicas
A falta de exercícios físicos aumenta muito os riscos de desenvolver doenças crônicas. Principalmente, doenças como diabetes, colesterol e hipertensão. Então, ao incorporar exercícios na rotina se minimiza o risco de ter essas doenças. Além disso, quem já tem esses problemas, encontra nos exercícios uma forma de amenizar. Apesar da dieta ser sempre o primeiro ponto a mudar, a prática de atividades físicas também desempenha um papel super importante durante o tratamento dessas doenças.
Inatividade Física prejudica saúde mental
A falta de exercícios também tem um impacto sobre a saúde mental. Isso porque os exercícios ajudam a combater os altos níveis de estresse, a ansiedade e até a depressão. Os exercícios ajudam a melhorar o humor e com isso contribuem também para que a saúde mental esteja em dia. Por isso, a falta de exercícios tem justamente o efeito oposto.
Dores constantes
Muitas dores constantes, como as populares dores nas costas, são consequência da inatividade física. Isso porque a musculatura enfraquecida pode deixar diversas partes do corpo desprotegidas. Então, por exemplo, quando a região central do corpo, conhecida como core, está fraca, as dores na região lombar são constantes.
A única solução é fortalecer toda a musculatura dessa parte para amenizar as dores e evitar mais problemas. Resumindo, a falta de atividade física faz com que nossos músculos fiquem fracos. Então, como consequência aparecem diversos tipos de dores constantes.
Falta de disposição
Os exercícios físicos melhoram o humor e trazem mais disposição. Então, a falta deles também traz impactos, mas infelizmente os negativos. Quando se está sedentário falta disposição até para realizar atividades físicas do dia à dia. Além disso, quanto menos atividade, menos disposição. Então, é um ciclo sem fim! Por isso, é fundamental quebrar o padrão e iniciar uma rotina de exercícios.
Propensão ao câncer
O impacto mais forte da inatividade física é a propensão a desenvolver alguns tipos de câncer. Inclusive, o Ministério da Saúde divulgou em 2019 que cerca de 12% de mortes por câncer de mamas poderiam ter sido evitadas com atividade física. Isso porque os exercícios frequentes ajudam a aumentar a imunidade e reduzir inflamações.
Por isso, a inatividade física é um problema social grande que precisamos combater. Apesar das dificuldades, dá para colocar o corpo em movimento pelo menos por alguns minutinhos por dia. Então, não espere até amanhã! Mude seus hábitos o quanto antes e desfrute todos os benefícios que os exercícios trazem para o corpo e mente!
Encontre na Yangfit você encontra muitos acessórios para treinos de diversas modalidades!