O termo elástico para treino está bastante em alta recentemente. Isso porque muitas pessoas passaram a treinar em casa. E, para que os treinos não percam a qualidade, é preciso ter os acessórios certos. Sendo assim, muita gente começou a apostar no elástico para treino. Entretanto, há algo muito importante: não existe apenas um elástico para treino. Na verdade, existe uma variedade muito grande de elásticos que servem para malhar. Então, nesse post vamos falar sobre os diferentes tipos de elásticos para exercícios.
A variedade dos elásticos para malhar é enorme. Há muitos tipos de tamanhos, modelos e materiais. Todos eles são muito bons e servem para cumprir um determinado propósito. Entretanto, é importante conhecer as suas diferenças, justamente para saber qual é a melhor opção para seus treinos. Por isso, vamos falar sobre cada um dos tipos de elástico para treino e mostrar para que eles servem, confira:
Elástico para Treino – Super Band
A super band é o tipo de elástico para treino mais popular. Isso porque a super band é o elástico presente nos treinos de cross training e musculação. Seu material de excelente qualidade e com resistências diversas é ótimo para os treinos em que precisa de carga. Além disso, a super band substituí super bem outros equipamentos de carga, como as anilhas.
As super bands têm resistências de leve ao ultra forte. Por isso, é essa banda elástica é excelente para malhar em todos os níveis. As bands são feitas de látex altamente resistência. Então, são perfeitas para os treinos de força e resistência.
Super mini bands
Apesar de serem muito parecidas com as super bands, a super mini band tem um comprimento diferente. Ela tem a circunferência menor, então é melhor para exercícios localizados. A super mini band também contribui para o fortalecimento muscular e o aumento da resistência física. O material é o mesmo das super bands. Então, a principal diferença é justamente o tamanho.
Faixa Thera Bands
As thera bands não são faixa circulares como as super bands. Além disso, elas tem espessuras e resistências diferenças. A largura das thera bands costuma ser maior, o que contribui ainda mais para apoiar os membros.
Por isso, as thera bands são melhores para os exercícios de alongamento e flexibilidade. Inclusive, elas são frequentemente parte dos programas de reabilitação na fisioterapia. Além disso, a thera band também é bastante popular nas práticas de pilates.
Elástico Hip Bands
As hip bands são faixas circulares e também servem para o fortalecimento muscular e aumento da resistência. Então, elas podem fazer parte de exercícios como os agachamentos, exercícios em quatro apoios entre outros.
A hip band é ótima para fortalecimento dos membros superiores e inferiores. A principal diferença da hip band para as outras faixas circulares é seu material. Enquanto os outros tipos são de látex, as hip bands combinam látex, poliéster e elastano.
Mini Bands
As mini bands também apresentam uma espessura um pouco mais fina como as thera bands. Entretanto, também são faixa circulares com medidas menores como as super mini bands. Elas são ótimas para trabalhar o fortalecimento e alongamento da musculatura. Além disso, as mini bands também apresentam graduações dos níveis de resistência. Por isso, elas são ótimas dos iniciantes aos avançados.
Elástico para treino – Extensor
Por último porém não menos importante, estão os elásticos extensores. Se encontra esses elásticos de forma individual ou em kits com níveis do leve ao forte. Diferente dos demais elásticos para treino, essa versão de elástico extensor tem o formato de tubbing e dois pegadores nas pontas.
Na prática, ele também serve para o fortalecimento e aumento da resistência muscular, como os outros. Porém, a grande diferença é justamente seu formato. Assim sendo, os pegadores contribuem para que a pegada seja firme durante a execução dos movimentos.
E ai, que tal inserir algum elástico para treino na sua rotina? Encontre as melhores opções de elásticos para malhar na Yangfit!