A mini band e a hip band são acessórios para acrescentar carga durante os treinos. Apesar de terem muitas semelhanças, esses dois acessórios também apresentam diferenças. E, na hora de comprar um deles surgem muitas dúvidas sobre qual escolher. Por isso, nesse post, listamos as principais diferenças entre mini band e hip band. Dessa forma, você vai saber qual é a melhor opção, de acordo com suas necessidades e objetivos confira!
Antes de abordar quais são as diferenças entre esses dois acessórios fitness é preciso falar sobre o que eles têm em comum. Então, a principal semelhança entre a elas é que as duas são classificadas como elásticos extensores. Sendo assim, quando você ouvir algo sobre elástico para malhar, saiba que pode ser mini band, hip band ou até mesmo super band.
Entretanto, apesar dos nomes bem semelhantes há algumas diferenças e especificações sobre cada um dos elásticos. Por isso, vamos esclarecer quais são as diferenças entre esses dois tipos. Então, você vai poder refletir sobre suas preferências e metas, para escolher o melhor modelo, quando comprar um elástico, veja:
Materiais diferentes
A principal diferença entre mini band e hip band é o material em que cada uma delas é feita. Enquanto a mini band tem apenas o látex em sua composição, a hip band tem três tipos de materiais. Sendo assim, a hip band é composta pela combinação de látex, poliéster e elastano. Então, ao pegar já dá para perceber que a hip band é mais grossa e de um material totalmente diferente da outra.
Mini Band e Hip Band – Espessura
Por conta da diferença de composição de cada um dos elásticos, a espessura deles também varia. Então, a mini band tem uma espessura mais fina, medindo 0,45 mm a mais leve e 0,90 mm a mais forte. Já a hip band tem uma espessura notável mais grossa.
Tamanho da Mini Band e da Hip Band
Independente da sua resistência, cada mini band circular tem o comprimento de 27cm. Então, essa é uma das grandes diferenças entre os dois elásticos, porque as hip bands costumam ter comprimento circular de 33cm à 47cm, dependendo do seu modelo.
Sendo assim, em termos de comprimento a hip é maior que a mini band. Entretanto, essa característica não influencia tanto durante a prática dos exercícios. A menos que você tenha objetivos bastante específicos.
Resistência
Assim como outros tipos de bands, tanto a mini, quanto a hip band apresentam variações de resistências. Então, a resistência em quilos da mini band é a seguinte:
- Leve (amarela) – 4,5 kg
- Média (azul) – 6,8 kg
- Forte (vermelha) – 9 kg
- Extra Forte (cinza) – 11 kg
Por outro lado, a hip band apresenta três diferentes tipos de resistência, sendo elas:
- Leve (azul) – 7 kg até 14 kg
- Média (roxa)- 14 kg até 21 kg
- Forte (cinza) – 21 kg até 28 kg
Sendo assim, tanto a mini quanto a hip podem fazer parte de treinos dos níveis de iniciante ao avançado. Então, basta escolher a resistência que esteja mais de acordo com seu nível!
Aderência
Esse também é um dos pontos que diferencia bastante os dois tipos de elásticos. Apesar de ambos serem ótimos para a prática de exercícios localizados para o corpo todo, há uma diferença.
Como a mini band é de látex, sua aderência ao corpo é diferente, quando comparada com o outro tipo. Por ter tecidos em sua composição, a hip band tem uma aderência melhor no corpo. Portanto, ela fixa mais na hora de realizar determinados exercícios.
Então, basicamente, as duas bands apresentam diferenças que não influenciam diretamente no treino. Entretanto, essas diferenças se relacionam com suas preferências. Portanto, antes de comprar uma band avalie qual dos tipos se encaixa melhor nos seus propósitos e também no seu gosto pessoal.
Encontre na Yangfit mini bands, hip bands, super bands e outros tipos de elásticos extensores para elevar a qualidade dos seus treinos!