Praticar atividades físicas traz muitos benefícios, entre eles o aumento da flexibilidade corporal. Sendo assim, esse aumento por si só traz muitos outros benefícios. Por isso, ter um corpo alongado é fundamental para ter uma vida mais saudável e com menos dores. Neste post, vamos falar sobre quatro atividades para aumentar a flexibilidade. Apesar de diferentes, todas elas apresentam algumas semelhanças como a melhoria dessa habilidade. Então, entenda os benefícios de ter um corpo mais flexível e veja quais atividades trazem esse resultado!
Ter um corpo mais flexível e alongado traz diversos benefícios para a saúde. Então, as principais vantagens de trabalhar essa habilidade corporal são maior sensação de relaxamento, melhor postura, menos dores, menos estresse e também melhor execução dos movimentos. Sendo assim, todo mundo deveria incluir na rotina atividades para aumentar a flexibilidade. Por isso, nesse post, vamos falar sobre as quatro principais atividades físicas relacionadas ao tema.
Atividades para aumentar Flexibilidade – Yoga
A prática do Yoga envolve o trabalho, mental e corporal através de posturas e respirações. A atividade é super completa e traz muitos benefícios em termos de alongamento e aumento da flexibilidade.
Então, com um trabalho completo entre mente e corpo se faz uma trajetória de busca contínua do aumento da flexibilidade. Sendo assim, essa é uma habilidade que se desenvolve aos poucos, por meio da busca pela estabilidade e do equilíbrio.
Mais Flexibilidade com Pilates
Apesar de ter um trabalho intenso em busca do fortalecimento muscular, a prática de Pilates também traz outros ganhos. Então, o exercício trabalha muito a questão do aumento da flexibilidade de forma gradual.
Assim como no Yoga, o Pilates tem muitos benefícios e através de suas posições é que se trabalha o alongamento. Além disso, muitos dos acessórios que fazem parte da prática também são grandes aliados do aumento de alongamento. Principalmente, a Bola de Pilates e a Meia Bola Bosu.
Dance para ser mais flexível
Uma forma bastante divertida e não convencional de aumentar a flexibilidade é através da dança. A maioria dos tipos de dança incluem muitos movimentos que desafiam o corpo.
Sendo assim, aos poucos se desenvolve melhor o alongamento, mesmo que dançando. Além disso, dançar também contribui para a queima de calorias e o fortalecimento muscular.
Alongamentos
Mesmo com vários tipos de atividades para aumentar a flexibilidade disponíveis, a forma mais clássica é através dos exercícios de alongamento. Alongar-se pela manhã traz mais disposição e bem estar. Também ajuda a aumentar a flexibilidade através de uma rotina contínua de alongamentos.
Então, você pode alongar as principais partes do corpo como costas, braços, pernas e pescoço em um treino rápido. Assim como também pode aproveitar para fazer um alongamento mais intenso e longo. Dessa forma, é possível sentir o corpo se esticar bem. Com isso, progressivamente se ganha mais flexibilidade.
Apesar de causar certo desconforto no início, ao criar o hábito de se alongar você se tornará cada vez mais flexível e poderá desfrutar todos os benefícios da prática. Entretanto, caso sinta algum tipo de dor intensa, o ideal é procurar um médico e não persistir nos alongamentos.
Bônus – Dicas para aumentar flexibilidade
Optar por uma dessas atividades físicas e seguir uma rotina de práticas é o melhor caminho para aumentar a flexibilidade. Ainda assim, há também algumas formas complementares que contribuem para aprimorar esse aspecto. Por exemplo, é preciso se movimentar ao longo do dia. Então, se você trabalha sentado por muitas horas, escolha alguns minutos para andar.
Além disso, também é importante beber bastante água durante o dia. Por fim, também preste atenção na sua respiração. As respirações longas e profundas ajudam a melhorar a flexibilidade durante os movimentos.
Leia também: 5 Dicas de Alongamentos Para Fazer em Casa