Diferente das super bands, as thera bands são faixas elásticas abertas. Portanto, elas não são circulares. Isso dá bastante mobilidade para trabalhar os músculos em diversos movimentos. Além disso, a espessura da faixa também é mais fina. Então, esse acessório se torna perfeito para quem busca algo para ajudar nos alongamentos e para o fortalecimento moderado. Por isso, neste post, vamos falar sobre a versatilidade das thera bands. Também, vamos falar porque vale a pena ter o acessório, confira!
As super bands são os acessórios queridinhos dos crossfiteiros e de quem ama musculação. A resistência das bandas permite treinar pesado, mesmo sem os grandes equipamentos. Por outro lado, também existem acessórios eficientes, mas que são mais moderados. Esse é exatamente o caso da thera bands.
A faixa elástica também tem seus níveis de resistência: leve, médio e forte. Entretanto, ela tem um uso mais amplo. Então, esse tipo de faixa pode fazer parte desde a fisioterapia até aos treinos de fortalecimento muscular. Conheça mais o acessório:
Reabilitação com Thera Band
Essas faixa elásticas são perfeitas para os exercícios de alongamento e resistência durante processos de reabilitação. Então, com o auxílio do fisioterapeuta é possível utilizar a faixa elástica para o trabalho de recuperação. Sendo assim, a thera band tem papel fundamental para trabalhar o aumento da resistência muscular. Além disso, ela contribui para o fortalecimento, flexibilidade e equilíbrio do paciente.
Alongamentos com Thera Bands
Apesar de ser muito famosa na reabilitação, as faixas elásticas também são perfeitas para aprimorar o alongamento do corpo. A faixa serve para apoiar os membros superiores e inferiores durante as posições de alongamento. Então, ao apoiar essas partes, se ganha mais confiança para aprimorar a performance nos alongamentos. Durante esse processo, progressivamente, há um aumento de flexibilidade de quem se alonga.
Fortalecimento Muscular
Além de ser fundamental para desenvolver a flexibilidade, a thera band também tem outro papel importante. Ela contribui para o fortalecimento muscular.
Assim como outros tipos de faixa elástica, as thera bands também tem suas resistências. Isso faz com que haja um esforço durante a realização dos movimentos de fortalecimento. Então, o papel da thera band é trazer mais resistência. Dessa forma, os músculos fazem um esforço maior para cumprir o exercício. Por isso, as thera bands são usadas também durante a prática de Pilates.
Resistência e medidas das Thera Bands
As thera bands normalmente têm níveis diferentes de pressão durante a resistência. Essa é a medida que faz mais diferença na hora de se exercitar. Então, cada uma dessas resistências é o que vai determinar o esforço durante o movimento. Os níveis das thera bands são: leve, médio e forte. Já as medidas das faixas são:
Leve (Amarela): 1,5m comprimento X 15cm largura X 0,35mm espessura
Médio (Azul): 1,5m comprimento X 15cm largura X 0,45mm espessura
Forte (Roxa): 1,5m comprimento X 15cm largura X 0,55mm espessura
Como escolher a melhor opção de Thera Band?
Para escolher a opção ideal de thera band para você é preciso primeiro saber em qual nível você se encontra. Tanto de alongamento, quanto de fortalecimento muscular. Também é importante saber quais são seus objetivos. A partir dessas duas informações você saberá qual é a melhor resistência para você.
Outro ponto super importante na hora de comprar uma thera band é avaliar o material. A maioria das thera bands são feitas de látex altamente resistente. Então, esse tipo de material garante a qualidade do produto, para que não haja nenhuma surpresa desagradável durante os exercícios.
Caso seja usada corretamente e com orientação profissional, a thera band é um acessório ótimo para aprimorar diversas habilidades do corpo como: flexibilidade, resistência e fortalecimento. Em termos de custo benefício, as bands também são excelentes! Afinal, tem um excelente custo em relação à todos os benefícios do acessório.
Leia também: Thera Band – 5 Alongamentos com a Faixa