escada-de-agilidade-para-idosos
Categories:

Escada de Agilidade para Idosos – Conheça 3 Exercícios!

Envelhecer é um processo natural da vida. Chegar nesse momento com a saúde em dia é maravilhoso. Afinal, se você está bem, dá para evitar as terríveis dores crônicas, problemas ósseos e de articulação. Normalmente, essas condições se apresentam de forma intensa na velhice. Porém, os exercícios físicos fazer toda diferença para ter uma condição melhor de vida. Por isso, nesse post, vamos falar sobre como a escada de agilidade para idosos traz muitos benefícios, confira!

Ao envelhecer o corpo costuma passar por um momento em que a capacidade funcional diminui. Movimentos que antes eram simples passam a ser muito difíceis. Além disso, corre-se o risco de desenvolver doenças nos ossos, nos músculos e nas articulações.

Também fazem parte dos riscos as doenças crônicas como hipertensão, diabetes, colesterol alto. Entretanto, há uma forma de prevenir e amenizar os impactos desses problemas. O caminho é se exercitar e ter um estilo de vida saudável.

Ser idoso não significa se limitar ao sedentarismo. Afinal, idosos têm plena capacidade de realizar programas de treinos. Então, tudo que o idoso precisa é um profissional especializado para lhe orientar. Com o programa de treino correto, os idosos também desfrutam dos proveitos de manter o corpo ativo.

Treinamento Funcional para Idosos

O treinamento funcional é uma das modalidades que se adapta super bem para a realidade do idoso. Então, basta que o profissional de educação física crie um treino de acordo com as limitações da pessoa. A partir disso o idoso pode treinar com frequência. Assim sendo, é possível treinar força, movimento e coordenação. Então, realizar movimentos do dia à dia será muito mais fácil.

Como usar a Escada de Agilidade para Idosos

Normalmente, se usa a escada para exercícios simples. Porém, a importância desses movimentos é grandiosa. Afinal, a escada fica no chão e há várias formas de treinar o movimento do idoso a partir dela. A escada contribui para que o idoso trabalhe sua coordenação motora e seu equilíbrio ao se locomover pela extensão da escada.

Além disso, a escada também pode fazer parte de treinos de equilíbrio e de aceleração e desaceleração.  Então, ao treinar essas habilidades o idoso volta a ter confiança para fazer movimentos simples do cotiando. Isso porque seu corpo estará bem treinado.

Há várias formas de usar a escada de agilidade para idosos. O acessório é seguro e transmite confiança para que o idoso se sinta a vontade para caminhar ou correr por ela. Então, confira três exercícios para idosos com a escada de agilidade:

Exercício de caminhada lateral

Esse exercício é ótimo para trabalhar a coordenação motora dos idosos. Então, ao treinar, ganha-se mais confiança e firmeza para caminhar e também maior coordenação. Para realizar o exercício, basta posicionar a escada no chão. Posteriormente, o idoso deve andar ou correr, dependendo do nível de forma, lateral. Então, posicione cada um dos pés em um dos quadrados da escada. Depois, ande lateralmente, sempre mantendo um pé em cada quadrado. Faça a corrida lateral da direita para a esquerda e da esquerda para direita.

Pisar dentro e fora da escada

Outro exercício excelente para trabalhar coordenação é andar por toda extensão da escada. Porém, há um truque para o exercício ser eficiente. Enquanto o pé direito fica dentro do quadrado, o pé esquerdo fica fora. Faça essa caminhada alternada por toda a escada. Depois troque o pé e volte fazendo o contrário, pé esquerdo dentro e pé direito fora da escada de agilidade.

Alternar pés nos quadrados

Outra forma de treino para idosos com a escada é alternar os pés. Então, basta andar colocando o pé direito dentro de um quadrado e o pé esquerdo dentro do próximo quadrado. Parece bastante simples, porém o desafio é não pisar na escada. É preciso trabalhar com o equilíbrio para alternar os pés, sem pisar na escada.

Apesar desses exercícios serem bastante simples, é necessário ter acompanhamento e orientação profissional. Além disso, os idosos devem imprescindivelmente se consultar com um médico antes de realizar qualquer tipo de atividade física.

Deixe um comentário