Normalmente, quando se pensa em exercícios, logo vem a mente a imagem do movimento. Inclusive, em alguns tipos de atividades físicas esses movimentos podem ser mais leves ou mais intensos. Entretanto, há também uma outra categoria de exercícios muito importante. O exercício isométrico serve para muitas finalidades e traz muitos benefícios aos praticantes. Por isso, nesse post, vamos contar o que é esse tipo de exercício e para que ele serve, confira!
Treinar e fortalecer o corpo nem sempre é sinônimo de se movimentar. Em algumas ocasiões ocorre o contrário. Esse é o caso do exercício isométrico. Nessa modalidade o mais importante é ficar parado.
Porém, também não é fácil ficar parado. Em algumas posturas, simplesmente o fato de não se mexer é o mais difícil. Então, nessas horas dá para notar como os exercícios isométricos também são poderosos. Especialmente, quando se fala de fortalecimento muscular.
O que é exercício isométrico?
Também conhecido como treino estático, o exercício isométrico é aquele em que se fica parado em determinada posição. Ou então quando se faz força contra um objeto, sem associar nenhum movimento. Esses exercícios são poderosos para o fortalecimento muscular.
Além disso, eles contribuem para o aumento da flexibilidade e protegem as articulações. Então, realizar um exercício isométrico pode trazer inúmeros benefícios como músculos mais fortes, potentes e até mesmo aumento da queima de calorias.
Para que servem os exercícios isométricos?
Os exercícios isométricos servem principalmente para promover o fortalecimento muscular. Então, basicamente a isometria serve para contrair os músculos e fortalecê-los sem fazer qualquer tipo de movimento.
Esses exercícios são ótimos para pessoas lesionadas com restrição de movimentos. Também são boas opções para quem quer melhorar o equilíbrio e a coordenação.
Qual é o melhor tipo de exercício isométrico?
Existem diversas formar de praticar exercícios isométricos. Então, da fisioterapia ao pilates dá para realizar um trabalho intenso de fortalecimento muscular através da isometria.
Porém, há um exercício em especial que faz muito sucesso por trabalhar o corpo todo. Além disso, esse exercício é simples de ser feito e pode se adaptar a realidade de cada pessoa, veja:
Isometria com prancha
O exercício de prancha está presente nos treinos de musculação, pilates, funcional e muitos outros. Isso porque ele é um dos melhores exercícios de isometria para praticamente todas as pessoas.
A prancha é aquele exercício em que se deita no chão de barriga para baixo. Depois se apoia os antebraços no chão e as pontas dos pés. Portanto, a coluna fica ereta e totalmente paralela ao chão. Então, é preciso fazer força para manter essa postura por certo tempo.
O que esse exercício traz de super interessante é que ele trabalha com o fortalecimento muscular da região do core. Com isso, há uma amenização muito grande das dores na região lombar e nas costas, de forma geral.
Além disso, a prancha fortalece também o abdômen e trabalha o equilíbrio. Também é muito interessante que o exercício pode se adaptar a realidade de cada pessoa. Afinal, tudo vai depender do tempo que se fica na postura. Então, essa é uma ótima opção para quem quer introduzir o exercício isométrico na rotina.
Leia também: Exercícios para Abdômen – Conheça 7 Diferentes Tipos
Dicas e recomendações
Apesar de todos os benefícios do exercício isométrico, tenha cuidado. Então, o primeiro passo para realização dos exercícios é ter recomendação médica.
Posteriormente, busque a orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta. Afinal, ele vai saber exatamente qual é a melhor opção de exercício para você.
Sendo assim, você saberá se é melhor fazer um treino apenas com exercícios isométricos ou combiná-los com os exercícios dinâmicos. Por isso, é importante não pular essa etapa, para desfrutar todos os benefícios dessa modalidade.